Geral
Cerest Regional Maceió participa de encontro voltado à promoção da saúde do trabalhador

Representantes do Centro de Referência Técnica à Saúde do Trabalhador (Cerest) participaram nesta segunda-feira (28), na Universidade Tiradentes (Unit), localizada em Cruz das Almas, de um encontro ofertado pelo Cerest Estadual com gestores de Recursos Humanos (RH) da rede hoteleira, junta médica estadual e empresas mistas. A ação teve como objetivo fortalecer parceria entre os órgãos, disseminação de conhecimento e promoção da saúde do trabalhador no estado.
A coordenadora-geral do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Maceió, Sthefane Melo, falou sobre a importância dessa articulação.
“É de suma importância que as empresas, em especial seus RHs, tenham conhecimento sobre o trabalho que o Cerest executa e entendam suas áreas de abrangências. Estamos aqui para sermos parceiros no que se trata da saúde e garantia de direitos do trabalhador em seu âmbito de trabalho no que se refere à saúde. Um trabalhador com seu ambiente e seu processo de trabalho adequado produz com mais qualidade sem que venha adoecer em decorrência da função exercida”,explicou a coordenadora.
A coordenação também pontua que o Ministério Público do Trabalho (MPT) junto ao Cerest Regional Maceió vem com uma parceria importante na garantia de direitos dos trabalhadores. “A intenção nunca será punir as empresas e sim garantir a saúde de seus colaboradores de forma educativa e preventiva. Porém se já houver algum trabalhador adoecido em decorrência desse trabalho ele poderá ser encaminhado ao CEREST para que seja feito o nexo causal (identificar se o adoecimento está relacionado ao trabalho), processo esse que está sendo explanado aos RHs nesses encontros”, reforça Sthefane Melo, coordenadora-geral do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Maceió.
Na ocasião, o Cerest Maceió contribuiu apresentando as ações e projetos voltados à saúde ocupacional no ambiente de trabalho. A exposição foi feita na presença do Procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) Rodrigo Alencar, e da Supervisora do Cerest Estadual, Elizabethe de Macedo.
O terapeuta ocupacional do Cerest, Alinthon Fagner, fez a explanação das ações e projetos. “Hoje nossa proposta foi esclarecer para as gestões de RH e a perícia médica do Estado as nossas propostas enquanto retaguarda técnica, na perspectiva da vigilância em saúde do trabalhador e da assistência integral à saúde do trabalhador. Então inicialmente enfatizei os eixos estruturantes que norteiam as ações do Cerest, que são nos âmbitos da vigilância epidemiológica, a vigilância em ambientes e processo de trabalho e assistência à saúde do trabalhador”, pontuou.
Representando o Cerest Regional Maceió, também estavam presentes os profissionais Paulo César, (engenheiro de segurança do trabalho), Daniela Costa (enfermeira do trabalho), Nelcirleide Pontes e Renata Amorim (assistentes sociais).
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Policiais Militares são afastados após morte de menor em abordagem
-
2EXCLUSIVO
Imagens mais nítidas mostram perseguição policial a menor morto em Palmeira dos Índios; veja aqui
-
3COVARDIA
"Meu filho levou um tiro pelas costas": pai de Lincoln Gabriel exige justiça e contesta versão da PM
-
4CASO GABRIEL LINCOLN
Familiares do jovem morto em Palmeira dos Índios se reúnem com a SSP nesta terça-feira
-
5SEGURANÇA
Secretário de Segurança e Comandante da PM recebem familiares do jovem Gabriel Lincoln