Geral

Operação Escudo completa 30 dias, com registro de mais de 20 mortes

renata.batista 28/08/2023
Operação Escudo completa 30 dias, com registro de mais de 20 mortes
Foto: Polícia Civil de SP/Twitter

A Operação Escudo completou 30 dias, no litoral de São Paulo e, a Secretaria de Segurança Pública do Estado informou que todos os envolvidos na morte do soldado da Rota, Patrick Bastos Reis, já foram presos.

A operação, que começou no início do mês passado para sufocar o tráfico de drogas, também prendeu mais de 600 pessoas envolvidas em crimes e apreendeu 900 quilos de entorpecentes.

Até o último sábado (26), quando completou 30 dias, também foram registradas 22 mortes. A Secretaria de Segurança Pública justificou que todas essas mortes foram durante confrontos entre suspeitos e policiais. Mas há relatos de execuções e torturas que estão sendo apuradas pela ouvidoria da PM, Defensoria Pública e Ministério Público.

Uma nota, assinada por diversas entidades de defesa dos direitos humanos, pede o fim da Operação Escudo. Alega que a ação tem gerado mortes injustificadas e violência contra os moradores das comunidades. Ainda questiona o apoio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, à operação sem ter ainda conclusões das apurações técnicas e detalhadas sobre as mortes.

Com o registro de 22 mortes, a Operação Escudo já é considerada a mais letal desde o massacre do Carandiru, ocorrido em 1992.

A operação foi criada para durar 30 dias. Mas, até agora, a Secretaria de Segurança não informou quando a operação vai terminar.

Geral São Paulo 28/08/2023 - 16:04 Leila Santos/ Renata Batista Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional Operação Escudo segunda-feira, 28 Agosto, 2023 - 16:04 90:00