Internacional
Lula pretende abrir consulado brasileiro em Angola
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que pretende abrir um consulado em Angola. O primeiro em um país de língua portuguesa na África. A declaração aconteceu neste sábado (26), durante a inauguração da Galeria Ovídio de Melo, no Instituto Guimarães Rosa, na capital Luanda. Lula falou sobre a importância de reforçar o intercâmbio e o comércio entre o Brasil e os países africanos:
Essa é a terceira vez que Lula visita Angola, e a primeira que ele visita o continente africano desde o início do terceiro mandato. Segundo ele, trata-se de uma visita histórica, lembrando que Angola tem a maior comunidade brasileira no continente, com cerca de 30 mil pessoas no país.
Em declaração à imprensa no último dia de visita a Angola, o presidente comentou sobre a necessidade de melhorar a negociação da dívida externa dos países africanos, para que o continente possa se desenvolver.
Ainda em Luanda, Lula defendeu uma reforma no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.
Na sexta-feira (25), Lula recebeu a Grande Ordem António Agostinho Neto, a mais alta condecoração do Estado angolano; e anunciou acordos bilaterais em diversas áreas, entre elas: ciência e tecnologia, educação e saúde.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais
-
5NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos