Internacional
Lula sugere visita do presidente de Angola ao Brasil e faz críticas indiretas a Bolsonaro durante discurso
Mais cedo, os dois países assinaram sete acordos de cooperação em áreas como educação, saúde e desenvolvimento agrícola
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu que o chefe de Estado de Angola, João Lourenço, visitasse o Brasil e propôs uma reunião com empresários e com todos os ministros dos dois países. Lula também aproveitou seu discurso para fazer críticas indiretas ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em Angola: Lula afirma que tentará fazer campanha mundial contra a desigualdade
Contexto: Expansão do Brics aumenta potencial econômico e geopolítico do bloco, mas com questões éticas a reboque
Sem citar o ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula criticou a política externa da gestão anterior em relação a Angola, e afirmou que "nos últimos tempos", quando o Brasil foi "tomado pelo ódio", e governado por um "presidente que não gostava de ninguém" a relação entre os dois países foi enfraquecida.
— Acho que em uma viagem sua ao Brasil, temos que marcar uma reunião com todos os ministros, com empresários e mostrar claramente o que o empresário brasileiro pode ganhar investindo em Angola e o que Angola pode ganhar com os empresários brasileiros — afirmou. — Eu vim a Angola primeiro pagar uma dívida com o presidente João Lourenço que foi ao Brasil na minha posse e que foi muito solidário com a tentativa de golpe frustrada. Segundo, porque o Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola. E de lá para cá todos os governantes deram atenção ao país. Apenas nos últimos tempos quando o país foi tomado pelo ódio, pela fake news, e pela mentira, por um presidente que não gostava de ninguém, Angola foi esquecida.
Lula ainda afirmou que cobrará dos países ricos e do FMI que transformem a dívida dos países africanos em investimentos em obras de infraestrutura.
— Os meus amigos do FMI que se preparem, porque vai fazer parte do meu discurso cobrar do FMI e dos países ricos transformar a dívida dos países africanos em investimentos em obra de infraestrutura para o continente africano faça parte do sul global.
Mais cedo, os dois países assinaram sete acordos de cooperação:
Acordo para o trabalho de dependentes dos membros do serviço exterior:
Memorando de Entendimento entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República de Angola para Cooperação no domínio do Turismo Sustentável:
Projeto de Cooperação – Diagnóstico e tratamento da hanseníase (ABC-MIREX
Memorando de Entendimento entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento da República Federativa do Brasil e o Ministério da Agricultura e Florestas da República de Angola sobre a Cooperação Agrícola:
Projeto de Cooperação – Escola de Todos – Fase III (ABC-MIREX):
Memorando de Entendimento entre o SEBRAE e o Instituto Nacional de Apoio às Micro e Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) para estimular e implementar ações conjuntas de apoio ao empreendedorismo e em prol do desenvolvimento inclusivo e sustentável dos pequenos negócios no Brasil e em Angola, além de realização de eventos e atividades conjuntas.
Memorando de Entendimento entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (Aipex)
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais