Internacional

Putin diz que líder do Grupo Wagner era 'talentoso empresário' com 'destino difícil'

Presidente russo quebra silêncio sobre Prigojin, em aparente reconhecimento de sua morte em queda de avião

Agência O Globo - 24/08/2023
Putin diz que líder do Grupo Wagner era 'talentoso empresário' com 'destino difícil'
Vladimir Putin - Foto: Sputnik/Pavel Bednyakov/REUTERS Fonte: Agência Brasil

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pareceu confirmar nesta quinta-feira a morte de Yevgeny Prigojin na queda de seu jato privado na véspera, chamando o líder do Grupo Wagner de "um talentoso empresário" com "um destino difícil".

Atritos com o Exército e motim na Rússia: Os últimos atos de líder do Wagner antes de ser dado como morto em queda de avião

Prigojin morreu? Havia outro avião? O que causou a queda? Veja questões em aberto sobre o incidente

— Ele era um homem com um destino difícil. Ele cometeu vários erros em sua vida — disse Putin durante uma reunião no Kremlin, abordando o assunto pela primeira vez e oferecendo condolência às famílias dos outros nove mortos. — Ele alcançou os resultados necessários tanto para si mesmo e para um esforço conjunto que lhe pedi durante os últimos meses. São pessoas que deram uma contribuição substancial para os nossos esforços conjuntos de luta contra o regime neonazista na Ucrânia. Nós nos lembramos disso, sabemos disso e não esqueceremos.

Putin também afirmou que Prigojin havia retornado da Rússia a partir da África na quarta-feira e que se encontrou com "algumas autoridades", sem especificar quem. O presidente russo também pontuou que conhecia Prigojin desde o início dos anos 1990.

— Ele era um talentoso empresário — disse, prometendo uma investigação completa sobre o incidente. — Veremos o que os investigadores dirão num futuro próximo. A perícia está em curso, uma perícia técnica e genética. Isso levará algum tempo.

Mina de ouro, negócios com petróleo e museu de chocolate: conheça o patrimônio de Prigojin, líder do grupo Wagner que morreu em queda de avião

O líder do Grupo Wagner foi dado como morto após a queda de um avião na quarta-feira, segundo autoridades da Agência Federal de Transporte Aéreo. Com mais nove pessoas a bordo, a aeronave de fabricação brasileira, Embraer Legacy, caiu na região de Tver, ao norte de Moscou.

O incidente alimentou especulações de assassinato do homem que se tornou inimigo do Kremlin após uma tentativa de motim fracassado, em junho. Prigojin foi chamado de "traidor" pelo presidente russo durante a rebelião.

A ascensão de Prigojin na política russa se deu justamente através de Putin. Ele aproveitou a desintegração turbulenta da União Soviética para migrar para a gastronomia de alto nível para a nova elite russa — nela estava o atual líder russo, que começava a subir no governo de São Petersburgo. O político e ex-agente da KGB tornou-se um de seus principais apoiadores.

'Mestre dos disfarces': buscas em mansão encontraram perucas e passaportes falsos

Segundo o New York Times, ao longo das décadas, Prigojin garantiu milhões em contratos estatais e controlou uma extensa carta de empresas, principalmente em São Petersburgo, a segunda maior cidade da Rússia e cidade em que nasceu. Suas empresas administram hotéis, restaurantes, centros de negócios e uma mercearia gourmet na principal avenida de São Petersburgo.