Internacional

Morte de Prigojin: Homenagens ao líder do Wagner são feitas em São Petersburgo; vídeo

Símbolo de cruz também foi formado em edifício-sede da milícia privada; iluminação vem sendo associada a uma homenagem aos mortos em acidente aéreo

Agência O Globo - 24/08/2023
Morte de Prigojin: Homenagens ao líder do Wagner são feitas em São Petersburgo; vídeo
Prigozhin - Foto: Reuters/Direitos Reservados

Membros e simpatizantes do grupo paramilitar Wagner prestaram homenagens a Yevgeny Prigojin em São Petersburgo nesta quinta-feira. O fundador da milícia privada morreu nesta quarta-feira em um acidente aéreo na Rússia. No mesmo dia, uma cruz também foi exibida no edifício-sede do grupo. O símbolo foi formado a partir das luzes das salas do prédio.

Dado como morto pela Rússia, Prigojin era 'mestre dos disfarces': Buscas em mansão encontraram perucas e passaportes falsos

Prigojin morreu? Havia outro avião? O que causou a queda? Veja questões em aberto sobre o acidente aéreo do líder do Wagner

— Provavelmente, ele foi um dos poucos e verdadeiros patriotas do nosso país, da nossa pátria — disse o empresário Pavel Zakharov à AFP. — Eu acho que é terrível. Você sabe, quando o presidente Charles de Gaulle morreu na França, houve um comentário de que a França estava órfã. Portanto, posso dizer que agora a Rússia ficou órfã.

A imagem do tributo foi compartilhada pelo perfil da BBC na Rússia. A cruz vem sendo associada a uma homenagem aos dez mortos na queda do jato particular Embraer Legacy, de fabricação brasileira. A aeronave caiu na região russa de Tver, ao norte de Moscou, por volta das 18h no horário local (às 12h em Brasília). Segundo a agência de Tass, uma investigação sobre o ocorrido foi iniciada.

Horas após a queda da aeronave, que tinha dez pessoas a bordo, um canal do Telegram ligado a Prigojin afirmou que o líder do Wagner havia sido morto "como resultado de ações de traidores da Rússia". Não tardou, porém, para surgirem inúmeras teorias da conspiração nas redes sociais — e mesmo a possibilidade dele ainda estar vivo é levantada.

Oficialmente, Prigojin é dado como morto pelo governo russo. Porém, embora as autoridades russas tenham confirmado que ele estava entre os passageiros do avião e que todas as dez pessoas no voo morreram, elas não disseram publicamente que seus restos mortais foram identificados — apenas que as buscas pelos corpos terminaram. Até o momento, nenhuma autoridade internacional pôde verificar a informação do governo russo.

Veja vídeo: Homem mergulha em gruta para encontrar anel perdido, mas descobre 'tesouro' no Canadá

Não se sabe ao certo o que aconteceu com o jato particular. Em um vídeo que supostamente seria da queda, um avião aparece caindo em chamas. A pessoa que filmou a cena diz ter ouvido duas explosões, o que poderia sugerir que o avião foi derrubado por um míssil ou bomba a bordo. Gray Zone, vinculado ao Wagner, afirmou que a aeronave foi, de fato, abatida pelos militares russos, mas sem fornecer evidências.

Uma alta funcionária da Casa Branca afirmou que, caso confirmada, a morte de Prigojin "não seria uma surpresa para ninguém". Já o presidente americano Joe Biden foi questionado por repórteres se ele achava que o líder russo Vladimir Putin estava por trás do acidente. Ele respondeu que "não acontece muita coisa na Rússia sem que Putin esteja por trás", mas acrescentou que não sabe muito para opinar ainda.