Internacional

Filhote de girafa nasce sem manchas em zoológico dos Estados Unidos

Pequena fêmea da espécie de girafas reticuladas é a única girafa de cor sólida viva em todo o mundo

Agência O Globo - 23/08/2023
Filhote de girafa nasce sem manchas em zoológico dos Estados Unidos

Um filhote tem conquistado o coração dos visitantes do zoológico Brights, no estado do Tennessee, nos Estados Unidos. Uma pequena girafa, nascida no fim de julho em uma instalação privada na cidade de Limestone, tem chamado atenção não apenas pela simpatia, ou pelo seu 1,8 metros ainda no início da vida — é a falta de manchas que rouba a cena.

Vídeo: Filhote de urso é flagrado enquanto empurra lixeira nos EUA

Em Atenas: Filhote de tigre branco é encontrado em rua

Ainda sem nome, a filhote é da espécie de girafas reticuladas e pode ser “a única girafa reticulada de cor sólida viva em todo o planeta”, informou o zoológico à CNN News. A última com a característica pode ter nascido no ano de 1972, no Zoológico de Ueno, em Tóquio, disse o jornal americano segundo informações da CBS News.

Originária das savanas do norte do Quênia, as girafas reticuladas apresentam manchas marrons — que servem de camuflagem no bioma — em forma de polígono ao longo de todo o corpo, contornadas por um tom mais claro, meio esbranquiçado. Por isso, “reticulado”, explicou o Zoológico de Denver citado pela CNN.

Por baixo de cada mancha, destacou ao jornal americano a Giraffe Conservation Foundation, há um “sofisticado sistema de vasos sanguíneos”. Tal aprimoramento é necessário: apenas uma grande rede de veias, artérias e capilares, além de um coração de 11 quilos, é capaz de manter o mamífero terrestre mais alto do mundo de pé.

Veja: Filhote de leão que vive em varanda em Doha causa revolta de ativistas

Tony Bright, fundador do zoológico, disse à CNN que o filhote está trazendo um “holofote necessário” à questão de conservação das girafas. Segundo a organização voltada para a conservação, apenas 16 mil girafas reticuladas estão na natureza — o que representa um declínio de 50% nas últimas quase quatro décadas, quando havia cerca de 36 mil animais da espécie no continente.

A pequena girafa é a última a integrar o bando, que poucas semanas antes da girafa rara já celebrava um outro membro novo. O Brights afirmou à CNN News que o filhote raro está “prosperando” sob os cuidados da mãe e da equipe do local.

Agora, os esforços se concentram na escolha do nome para o mais novo integrante do bando, em uma votação aberta ao público. O mais votado será anunciado no Dia do Trabalho, celebrado nos Estados Unidos na primeira segunda-feira de setembro.

Entre as quatro opções está Kipekee, que significa “único” em suaíli, umas das mais de 500 línguas bantas da família nigero-congolesa.