Esportes

Suécia bate a Austrália e conquista quarta medalha de bronze na Copa do Mundo

Repetindo a campanha de 2019, seleção europeia chegou longe, mas bateu na trave no Mundial

Agência O Globo - 19/08/2023
Suécia bate a Austrália e conquista quarta medalha de bronze na Copa do Mundo

Na manhã deste sábado (em Brasília), as Matildas encerraram sua participação na Copa do Mundo de maneira melancólica. Após a campanha história durante as primeiras fases e boa parte do mata-mata, as anfitriãs perderam a semifinal para a Inglaterra e agora viram a medalha de bronze escapar na derrota de 2 a 0 para a Suécia. Os gols foram marcados por Rolfo e Asllani.

A Suécia fez valer sua superioridade e não teve dificuldades para estabelecer o ritmo da partida. Mas a Austrália correu atrás e teve momentos em que estava melhor na partida, levando a pressão até o apito final, embora sem a efetividade necessária para converter chances em gols.

Pela esquerda, a Austrália tentava incomodar com Catley e Raso, que mais uma vez tiveram boas exibições e a lateral teve boa chance de abrir o placar, mas foi impedida pela goleira Musovic. Quando as Matildas estavam começando a gostar do jogo, Hunt derrubou Blackstenius na área e após a checagem do VAR, a juíza sinalizou o pênalti. Principal liderança da Suécia, Rolfo cobrou com confiança no cantinhi da goleira Arnold, que pulou no lado certo, mas não consegui evitar que as europeias ficassem à frente do placar.

Foi o que a Suecia precisava para voltar a dominar o jogo, e na volta do intervalo, a maior artilheira da história da Suécia, Asllani, decidiu a partida. Depois de bela jogada de Blackstenius pela esquerda, ela rolou para trás e viu Asllani chegando à área. A atacante do Milan bateu forte e mandou para o fundo da rede, consagrando a vitória. Assim, a Suécia chega ao quarto bronze em Copas do Mundo, o terceiro consecutivo. Relembre o histórico.

Veja o desempenho da Suécia em Copas do Mundo

1991: Terceiro lugar

1995: Eliminada nas quartas

1999: Eliminada nas quartas

2003: Vice-campeonato

2007: Eliminada na fase de grupos

2011: Terceiro lugar

2015: Eliminada nas oitavas de final

2019: Terceiro lugar

2023: Terceiro lugar