Artigos

Visita à Justiça do Trabalho

Laurentino Veiga 12/08/2023
Visita à Justiça do Trabalho
Laurentino Veiga

O Direito não é um filho do Céu. É simplesmente, um fenômeno histórico, um produto cultural da Humanidade... O Direito é a força que matou a força. Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda (1892 em Alagoas – morreu em 1979, Rio de Janeiro). O majestoso Memorial em homenagem ao jurista internacional, encontra-se nas dependências do TRT-19ª Região.

A propósito, na manhã do dia 02 de agosto do fluente ano, o Presidente do Conselho Regional de Economia (CORECON-AL) - Marcos Antônio Moreira Calheiros, realizou visita oficial ao Presidente do Tribunal Regional do Trabalho, probo Desembargador Dr. José Marcelo Vieira.

A priori, o Conselheiro Federal Maurilio Procópio, o Tesoureiro do Sindicato dos Economistas de Alagoas, Ivaldo Pinto, Prof. Emérito da UFAL Carlos Bulhões, Ulysses Ávila, o cronista da Casa do Economista, foram recepcionados pela prestimosa servidora daquela Corte Alba Valéria. Servindo-nos café, chã, acompanhado de bolinhos recheados de chocolate, uma gentileza.

Às 11 horas, o titular do TRT-AL, adentrou ao seu luxuoso gabinete, convidando a todos, acompanhado pela talentosa jornalista Luiza Barreiros, secretariando àquela reunião. Inicialmente, ouviu-se a explanação do titular do TRT-AL, apontando agilidade nos processos, um tratamento igualitário aos operários do Direito, bem como, pela equidade nas decisões daquela Corte que, por sinal, completou 30 anos de instalação na bela capital

Marcos Calheiros, formulou várias indagações a respeito das Auditorias praticadas pelos colegas Economistas. Naquela oportunidade, solicitou atenção especial aos discípulos de Keynes alagoanos. Inclusive, parabenizou o segundo mandato do Presidente, e, ao mesmo tempo, formulou felicitações venturosas nas futuras gestões à frente da Egrégia Corte. Ressaltou, portanto; o trabalho social feito em prol dos menos favorecidos. O combate ao trabalho infantil, bem como o incentivo aos esportes de rua ás pessoas da comunidade.

Todos os Conselheiros participaram da reunião, formulando perguntas, tecendo considerações a respeito da excelente administração do preclaro filho da bucólica Murici. Terra do poeta Tito de Barros, vate da Saudade. Diga-se, de passagem, a visita à Corte da Justiça do Trabalho fora proveitosa quer no ponto de vista institucional, quer nos termos da parceria formulada entre os líderes de classes.

Ao término da alvissareira reunião, o Presidente Dr. Marcelo Vieira agradeceu a visita, fazendo o convite para conhecermos o Memorial Pontes de Miranda. Símbolo da jurisprudência maior da América Latina, inserida nos 60 volumes do excelso Tratado de Direito Privado, escrito pelo alagoano que extrapolou fronteiras a serviço do Direito Universal.