Cidades
Programa instituído por Luciano Barbosa ajuda Alagoas a conquistar Prêmio Darcy Ribeiro de Educação

Um dos programas instituídos por Luciano Barbosa, quando era secretário estadual de Educação, o Escola 10, mobilizou os municípios com resultados e avanços significativo nas posições de Alagoas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Nesta quarta-feira (9), a Câmara dos Deputados, em Brasília, anunciou os vencedores do Prêmio Darcy Ribeiro pelos trabalhos e ações de destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.
Alagoas ficou em primeiro lugar com o Cartão Escola 10 e o programa Vem Que Dá Tempo, criados para combater a evasão escolar e para auxiliar quem não concluiu os estudos na idade certa, respectivamente.
O Prêmio Darcy Ribeiro foi instituído no ano de 1998, com o propósito de valorizar as iniciativas de destaque na Educação no Brasil, com a concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie do homenageado a pessoas e/ou entidades.
Depois do Escola 10, instituído por Luciano Barbosa, foram lançados em seguida o Cartão Escola 10, que já distribuiu mais de 318 mil bolsas, enquanto o programa Vem Que Dá Tempo já impactou 44.871 vidas de jovens alagoanos.
Modelo das escolas de tempo integral
Quando o conceito de educação em tempo integral ainda era desconhecido para muitos, Arapiraca mostrou o seu pioneirismo com Luciano Barbosa, que levou o sistema de educação em tempo integral para o Ensino Médio em Alagoas, beneficiando milhares de estudantes em todo o estado.
Foram 62 escolas na rede pública estadual e triplicou o número de escolas com ginásios esportivos, além de valorizar a função de diretor escolar e implantar a meritocracia para escolha dos gerentes das regionais de ensino.
De volta a Arapiraca, como prefeito no terceiro mandato, desde janeiro de 2021 já foram realizadas mais de 170 obras nas áreas da educação, saúde, infraestrutura urbana e outras áreas sociais.
Somente na área da Educação, o prefeito Luciano Barbosa já construiu nesse período seis novas escolas, modernizou e ampliou 34 unidades de ensino e 27 centros de educação infantil (creches). Novas unidades de ensino já foram licitadas e iniciadas as obras de mais 12 creches, que serão entregues até dezembro de 2024 em Arapiraca.

Mais lidas
-
1INVESTIGAÇÃO NA IGREJA
Padre é afastado pela Diocese de Penedo após denúncia de tentativa de abuso sexual
-
2DENÚNCIA E INVESTIGAÇÃO
Veja como ocorreu a denúncia que levou ao afastamento de padre em Penedo por suspeita de assédio sexual
-
3POLÍCIA
Advogada e homem são presos com drogas durante abordagem policial em Arapiraca
-
4DENUNCIADOS
Empresário Kel Ferreti, esposa e sócio são denunciados como líderes de organização criminosa em Alagoas
-
5EUA
'Não me importo com o que ela disse': Trump rejeita afirmações da chefe de inteligência dos EUA sobre Irã