Esportes

Federação internacional da natação anuncia criação de 'categoria aberta' para atletas transgêneros

Desde o ano passado, atletas trans estavam sendo restringidas a participar de provas de competições internacionais

Agência O Globo - 03/08/2023
Federação internacional da natação anuncia criação de 'categoria aberta' para atletas transgêneros
Federação internacional da natação anuncia criação de 'categoria aberta' para atletas transgêneros - Foto: Reprodução

A World Aquatics, federação internacional da natação, anunciou, nesta quinta-feira, a criação de uma "categoria aberta" para incluir atletas transgêneros na modalidade. Desde o ano passado, mulheres trans que passaram pela transição após os 12 anos estavam sendo restringidas a participar de provas de competições internacionais.

Sem se aprofundar no tema, Husain Al-Massallam, presidente da World Aquatics, afirmou que a natação "deve ser aberta a todos".

— É um assunto muito complexo. Tenho o prazer de falar que estamos planejando a primeira prova de categoria aberta e esperamos confirmar, em breve, os detalhes. O nosso esporte deve ser aberto a todos — falou.

Em março de 2022, o assunto entrou em grande evidência após Lia Thomas vencer os 500m livres no campeonato da NCAA, em Atlanta. Thomas se tornou a primeira mulher trans a conquistar um título nacional na modalidade.

— Era muito importante protegermos uma competição justa para nossas atletas femininas. Mas não deve haver discriminação. Ninguém deve ser excluído de nossas competições — disse Al-Massallam.