Esportes

Janela brasileira fecha com predomínio de atacantes e clubes em má fase como destino mais comum

Vasco, Goiás e Cruzeiro foram os que mais contratam; Palmeiras foi o único sem novidades

Agência O Globo - 03/08/2023
Janela brasileira fecha com predomínio de atacantes e clubes em má fase como destino mais comum
Foto: Fernando Torres/CBF/Direitos Reservados

Se o time vive má fase é por falta de gols? Não necessariamente, mas esta é a leitura que os dirigentes do futebol brasileiro parecem ter. A janela brasileira de contratações, que terminou nesta quarta-feira, mostrou uma sede maior justamente dos clubes que ocupam a parte de baixo da tabela do Brasileiro. O que é compreensível. Afinal, com o elenco que tinham não começaram bem o campeonato. E os jogadores mais procurados foram, de longe, os atacantes.

Bastidores: Pedro e Sampaoli ficam pelo segundo treino seguido do Flamengo sem se falar

Analistas de arbitragem explicam: A expulsão de Marcelo contra o Argentinos Juniors foi justa?

Foram 32 contratações. Mais que o dobro da segunda posição mais buscada: a de volante (15). Em seguida, vem os meias e os zagueiros (10 cada). Laterais foram nove (seis pela esquerda e três pela direita). Já os goleiros foram apenas três.

Contratações por posição

Atacante - 32

Volante - 15

Meia e zagueiro - 10

Lateral - 9

Goleiro - 3

O predomínio de atacantes, claro, não está ligado apenas à necessidade de gols. Hoje, quase todos os clubes jogam com dois homens mais abertos pelos lados e um centralizado. Além de finalizar, eles têm grande participação na criação de jogadas. Principalmente porque o futebol atual não oferece mais tanto espaço para se criar pelo meio.

Penhora de bens, dívida de IPTU, suposto envolvimento em pirâmide: Crise financeira de Cafu se arrasta há anos

Análise: Quem foi bem, quem foi mal e quem deve continuar na seleção brasileira após eliminação da Copa

Três clubes foram os que mais se mobilizaram nesta janela. Vasco, Goiás e Cruzeiro contrataram sete reforços para cada um. Dos três, dois estão diretamente envolvidos na luta contra o rebaixamento: cruz-maltinos (na lanterna, com nove pontos) e esmeraldinos (em 16º, com 16).

América-MG (19º), Coritiba (18º), Bahia (17º) e Santos (15º), vêm logo atrás, com cinco contratações cada. Fortaleza (11º), Fluminense (5º) e Grêmio (4º) estão em situação mais confortável. Mas também anunciaram um quinteto de reforços cada um.

Clubes que mais contrataram

Cruzeiro, Goiás e Vasco - 7

América-MG, Bahia, Coritiba, Fluminense, Fortaleza, Grêmio e Santos - 5

Athletico - 4

Cuiabá, Flamengo, Internacional e São Paulo - 3

Botafogo e Corinthians - 2

Atlético-MG e RB Bragantino - 1

Palmeiras - 0

Apenas o Palmeiras não anunciou nenhuma novidade para seu plantel. O clube e a presidente Leila Pereira acabaram se tornando alvo de críticas da torcida e também de memes dos rivais. Seja em forma de cobrança ou apenas como brincadeira, o avião comprado pela dirigente e colocado à disposição do time roubou as atenções.

Algumas contratações também ganharam holofotes. Que o diga o São Paulo. Só anunciou três reforços. Mas todos de grande potencial midiático: os atacantes Alexandre Pato e Lucas Moura e o meia colombiano James Rodriguez.

O Corinthians não ficou muito atrás. Só anunciou dois nomes, mas que foram do zagueiro Lucas Veríssimo e do meia paraguaio Matías Rojas, que chegou a ser desejado também pelo Botafogo.

Já o Internacional fez barulho com o atacante equatoriano Enner Valencia, contratação com direito à recepção da torcida no aeroporto. No rival Grêmio, o reforço que mereceu o mesmo carinho foi Luan. Mais pela ligação afetiva do que pelo bom momento vivido. O meia trocou a má fase no Corinthians pela esperança de recuperar as glórias vividas no tricolor gaúcho. Uma movimentação com cara de última chance para ele em um clube de elite.

É possível que algum reforço ainda seja anunciado nos próximos dias. Isso porque o prazo para a inscrição de jogadores sem clube é um pouco mais longo: vai até o dia 26.