Internacional
Rússia ataca a região ucraniana de Odessa e a capital Kiev com drones
Não há relato de vítimas
Drones russos atacaram a infraestrutura portuária na região de Odessa, no sul da Ucrânia, e na capital Kiev, na manhã desta quarta-feira (hora local), causando danos materiais, mas sem vítimas.
As forças russas lançaram drones explosivos Shahed, de fabricação iraniana, do Mar Negro para a região de Odessa, um alvo frequente de ataques das tropas de Moscou, disseram os militares ucranianos.
– O alvo óbvio do inimigo era a infraestrutura portuária e industrial da região. As forças de defesa aérea trabalharam sem parar por quase três horas – explicaram.
– O ataque causou incêndios em instalações industriais e portuárias e uma empilhadeira foi danificada – disse um representante do Exército, sem relatar imediatamente quaisquer feridos.
As forças russas multiplicaram os ataques contra a infraestrutura portuária da Ucrânia no Mar Negro, especialmente em Odessa, de onde costumavam sair carregamentos de grãos ucranianos para vender ao mundo inteiro.
Esses bombardeios ganharam intensidade quando a Rússia encerrou, em 17 de julho, um acordo patrocinado há um ano pela ONU e pela Turquia, que permitia a exportação de quase 33 milhões de toneladas de grãos ucranianos pelo Mar Negro.
Desde então, esses produtos transitam pelos pequenos portos fluviais do Danúbio de Reni e Izmail, embora também tenham se tornado alvos das tropas russas.
Ataque a Kiev
A capital ucraniana também foi atacada por drones explosivos. Segundo o chefe da administração militar da capital, Sergiy Popko, grupos de aeronaves Shahed vindos de diferentes direções entraram no espaço aéreo da cidade.
"Todos os alvos - mais de 10 drones - foram detectados e destruídos a tempo", disse ele no Telegram.
A aeronave abatida caiu nos bairros de Solomyansky, Golosiivsky e Svyatoshynsky, causando danos a edifícios não residenciais e estradas.
O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, confirmou a queda dos destroços dos drones em vários bairros, que causaram danos materiais.
– Não há mortos ou feridos na capital – disse ele.
Um correspondente da AFP ouviu três explosões na cidade por volta das 3h (hora local).
No distrito de Golosiivsky, "partes de um drone caíram em um parquinho infantil" e um incêndio começou em um prédio não residencial, informou a administração militar de Kiev.
Anteriormente, o governo local havia emitido um alerta para ataques de drones e recomendado que os cidadãos se escondessem em abrigos.
Os ataques ocorrem um dia depois que a Rússia anunciou que havia neutralizado vários drones ucranianos que visavam Moscou, a península anexada da Crimeia e seus navios no Mar Negro.
Um arranha-céu em um distrito comercial da capital russa foi danificado no ataque pela segunda vez desde o fim de semana.
Na segunda-feira, a Rússia disse que intensificaria suas ações contra a infraestrutura militar ucraniana, em resposta aos ataques de drones em seu território, que culpa Kiev.
Mais lidas
-
1ECONOMIA
Brasil deve aproveitar presidência do BRICS para avançar na desdolarização, apontam especialistas
-
2CÚPULA
Entrada de 9 países no BRICS como parceiros mostra que o grupo 'oferece um paradigma mais inclusivo'
-
3FEMINICÍDIO
Preso policial suspeito de matar feirante em hotel de Palmeira dos Índios
-
4OPORTUNIDADE
Uncisal inscreve até hoje (7 de janeiro) para cursos de graduação e pós-graduação a distância pela UAB
-
5MUSEU DE NOVIDADES
Novas nomeações reforçam influência da gestão passada em Palmeira dos Índios