Esportes

Copa do mundo feminina 2023: existe tamanho permitido para as unhas das jogadoras?

Item pode ser perigoso para a atleta e suas companheiras de partida; jogadora do Canadá chamou atenção nesta rodada

Agência O Globo - 31/07/2023
Copa do mundo feminina 2023: existe tamanho permitido para as unhas das jogadoras?

As jogadoras das seleções de todos os países estão sob os holofotes durante a Copa do Mundo feminina 2023. Assim como a bola no pé é tema recorrente, a aparência das jogadoras também chama atenção. Muitas delas usam penteados inovadores, batons e outros tipos de maquiagens, mas o que ganhou destaque nesta rodada foram as unhas da canadense Ashley Lawrence, no jogo contra a Austrália. E uma dúvida que o torcedor pode ter é: qual o tamanho de unha permitido no futebol? É permitido unhas que não sejam naturais?

Copa do Mundo Feminina 2023: Com Austrália e Nigéria carimbando a vaga, veja seleções que estão nas oitavas da Copa

Copa do Mundo Feminina 2023: Autora de gols da Austrália, Raso usa laço no cabelo que virou tema de livro infantil; conheça

A resposta é simples. Depende da avaliação do árbitro que estiver apitando a partida. Isso porque não existe nenhuma regra oficial da FIFA que impeça as jogadoras (ou jogadores) de entrarem em campo com unhas grandes, de materiais como gel, fibra de vidro ou mais afiadas, mas há um impedimento para itens que possam ser perigosos para a própria atleta e para outros envolvidos no jogo. Então, caso o juiz considere que as unhas possam causar acidentes, ele pode interromper o jogo e solicitar à atleta que as remova ou as corte.

No último jogo entre Canadá x Austrália, nesta segunda-feira, a jogadora da seleção canadense, Ashley Lawrence, ficou em evidência pelo tamanho de suas unhas. Em fotos compartilhadas em seu Instagram, a jovem costuma postar cliques que mostram a troca de cores e tamanhos das unhas com frequência.

Quando o árbitro pede que a jogadora corte as unhas, é uma medida de segurança que é fundamental até mesmo para a proteção da atleta que ao ter as unhas quebradas, pode sentir muita dor e resultar em uma infecção grave. Além disso, em uma disputa de bola, ela pode acidentalmente machucar outras colegas, como, por exemplo, ferir os olhos das companheiras.

A atacante da seleção brasileira Bia Zaneratto mantém suas unhas curtas, mas está sempre trocando a cor dos esmaltes escolhidos. Há jogos que ela escolhe o tom de azul, verde ou branco, simbolizando as cores da bandeira do Brasil.