Esportes

Suécia classificada, derrota do Brasil e triunfo da Jamaica: como foi o décimo dia de Copa

Seleção brasileira sofreu nas mãos da França mais uma vez e deixou a classificação antecipada escorrer em jogada mais previsível do ataque francês

Agência O Globo - 29/07/2023
Suécia classificada, derrota do Brasil e triunfo da Jamaica: como foi o décimo dia de Copa
Seleção Brasileira - Foto: Brenton EDWARDS / AFP

O décimo dia da Copa do Mundo Feminina 2023 terminou sem nenhum empate, com Suécia, França e Jamaica levando a melhor sobre Itália, Brasil e Panamá. As suecas golearam por 5 a 0 e garantiram a classificação antecipada, enquanto as duas vitórias do Grupo F colocaram as seleções vencedoras nas posições para disputar as oitavas de final. Seleção brasileira falha em jogada aérea da França e toma o gol da derrota no final do segundo tempo, caindo para a terceira colocação e precisando de uma vitória contra a Jamaica na última rodada para avançar.

Suécia atropela e se classifica

O primeiro jogo do dia terminou com a vitória da Suécia sobre a Itália por 5 a 0. A seleção escandinava, mais tradicional no futebol de mulheres do que a adversária, não teve problemas para ditar o ritmo de jogo, mas até o final da primeira etapa, não havia conseguido converter o domínio em chances claras de gol. Aos 38, a Suécia marcou o primeiro e em oito minutos já havia ampliado a vantagem para três.

A bola parada foi a principal arma, e os primeiros gols vieram em cobrança de escanteio por Andersson, empurradas para dentro das redes por Ilestedt e Rölfo, após bate rebate na área. No terceiro, Blackstenius recbeu cruzamento na pequena área e ampliou o placar após uma bela jogada que passou por Bjorn, Angedal, Asllani e Kaneyrd. Na volta do intervalo, Ilestedt ampliou, mais uma vez de cabeça após após escanteio. Nos acréscimos, Blomqvist fez bela jogada individual e finalizou no canto para fechar o placar.

Brasil é novamente derrotado pela França

A expectativa da seleção brasileira de vencer pela primeira vez a França foi frustrada assim que a bola rolou. Com intensidade desde o início, as Bleues só precisaram de 17 minutos para ficar à frente do placar, com Le Sommer abrindo o placar no Suncorp Stadium. Durante o primeiro tempo, o Brasil mal apareceu na partida, e foi completamente dominado pelas francesas.

Na segunda etapa, alterações de Pia fizeram efeito a seleção teve ânimo renovado quando Debinha igualou o placar aos 13 minutos. A evolução em relação ao primeiro tempo era clara, mas quando o Brasil estava em seu melhor momento e conseguia levar a bola ao gol adversário — ainda que, em muitas vezes, sem perigo —, Renard apareceu para decidir. O gol da vitória da França veio em erros consecutivos do Brasil na jogada mais previsível da seleção adversária, que coroou a vitória com um 2 a 1.

Jamaica vence o Panamá

Mesmo sem a artilheira e principal jogadora Bunny Shaw, que cumpre suspensão após ter sido expulsa na estreia contra a França, a Jamaica conseguiu vencer o Panamá por 1 a 0 com gol de cabeça da zagueira e capitã Swaby no início do segundo tempo. Com o resultado, as jamaicanas pulam para a segunda colocação do Grupo F, na zona de classificação das oitavas de final, e com a segunda derrota, as panamenhas estão matematicamente eliminadas.

Os últimos jogos do Grupo F acontecem na quarta-feira, às 7h (de Brasília). O Brasil enfrenta a Jamaica no Melbourne Rectangular Stadium, enquanto França e Panamá duelam no Sydney Football Stadium.