Política

Planalto nomeia indicado de Waguinho a cargo no Rio após saída de Daniela Carneiro do governo

Escolha faz parte de acordo do Planalto pela troca no Turismo, comandado até o começo do mês pela esposa do prefeito de Belford Roxo

Agência O Globo - 27/07/2023
Planalto nomeia indicado de Waguinho a cargo no Rio após saída de Daniela Carneiro do governo

Ex-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Belford Roxo (Previde) e aliado do prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, Pedro Paulo da Silveira foi nomeado para o cargo de superintendente de Patrimônio da União no Rio. A escolha fez parte de um acordo entre o Planalto e Waguinho, como parte da compensação pela saída da deputada Daniela Carneiro (União-RJ), mulher do prefeito, do Ministério do Turismo.

Bela Megale: O almoço de Freixo e Lupi para discutir uma chapa à eleição do Rio

Ataques a Moraes: defesa de suspeitos decide contratar perícia para vídeo de dez segundos feito em aeroporto

Durante as negociações, Waguinho chegou a pleitear o nome de Silveira para comandar o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município do Rio, mas sem sucesso. O cargo que o aliado do prefeito vai ocupar é vinculado à Secretaria do Patrimônio da União do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

O casal Waguinho e Daniela apoiou a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência nas eleições de 2022, na contramão da maioria dos prefeitos da Baixada Fluminense, que pediram votos para o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em retribuição, Daniela foi nomeada ministra no começo do ano, mas começou sofrer fritura em maio, após ameaçar migrar do União Brasil para o Republicanos, e correligionários pediram a troca na chefia da pasta.

Daniela teve sobrevida no governo até o comço de julho, período em que participou de eventos como titular da pasta do Turismo. No período, caciques do União Brasil começaram a aventar o nome do deputado federal Celso Sabino (PA), aliado do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). Quando viajou ao estado, Lula chegou a se encontrar com o parlamentar.

Em agosto: Cristiano Zanin toma posse no Supremo na próxima semana em cerimônia com 350 convidados

Daniela fazia parte da cota pessoal do petista na composição da Esplanada, em retribuição ao apoio nas eleições. O partido ainda detêm outras duas indicações no governo federal: a de Integração Regional, comandada por Waldez Góes; e das Comunicações, Juscelino Filho.