Artigos
Viva Pater Teófanes!
A dualidade de Teófanes não parou por aí. Antes de tudo foi um semeador e suas sementes germinaram escolas, educandários, faculdades. Teófanes foi uma trilogia: pastor, educador e semeador - Romancista Teomirtes de Barros Malta, irmã do fundador do CESMAC que, no ano vindouro, completará 50 anos de atividades.
Chega-me às mãos, o majestoso livro intitulado Caminhos de uma vida, da consagrada escritora Teomirtes Malta. Escrito a quatro mãos, dissecando a figura do inolvidável cônego Teófanes Augusto Araújo de Barros. São 178 páginas bem escritas, recheadas de muitas emoções, e, porque não dizer, de verdades sobre o maior educador de Alagoas.
A bem da verdade, a autora descreve com a maestria que lhe peculiar sua ordenação, nascimento, vida e família, primeiros passos do mestre-escola, atividades Educativas, Ocaso de um colégio, Posses e premiações, Festas e acontecimentos, Viagens, Último adeus, Legado biográfico, Discursos, Fortuna crítica.
Ordenou-se padre na Catedral Metropolitana de Maceió, celebrou a primeira missa na sua terra-mãe São José da Lage, organizada pelo seu genitor Teófilo Augusto de Araújo Barros, que, por sua vez, realizou uma festa à altura do evento familiar magnânimo.
O biografado veio ao mundo no dia treze de julho de 1912, no sítio Ipiranga, de propriedade de seus dedicados genitores. Criado pela doce avó Lica, recebeu carinhos dobrados e, por isso, tornou-se um jovem decidido a servir o sacerdócio a vida inteira. Transformou-se num feitor de escolas, aderindo servir àqueles desprovidos de recursos financeiros. Criou o Colégio Guido, sessenta ginásios no hinterland alagoano, a Faculdade de Filosofia, doando-a a Universidade Federal de Alagoas na década de sessenta quando fora fundada pelo MEC.
Com o apoio do saudoso Dr. Arnon de Mello, no ano de 1974, fundou o Centro Universitário CESMAC, capitaneado pelo dinâmico Vice-reitor Dr. Douglas Apratto Tenório. Diga-se, de passagem, organiza magna festa para celebrar a efeméride. Lecionei Economia, durante 25 anos no maior Centro Educacional de Maceió, deixei meu nome cravado na memória dos ex-alunos.
Por tudo que realizou o Pater Teófanes em prol da Educação, seu nome jamais poderia ser esquecido. Parabenizo sua irmã-escritora pela feliz iniciativa de imortalizar seu querido irmão. A Editora CESMAC, por sua vez, publicou a obra que eterniza a história do inolvidável educador. VIVA O PATER TEÓFANES! ! !
Mais lidas
-
1CAPOTAMENTO DE ÔNIBUS
Tragédia na Serra da Barriga: Número de mortos chega a 18 após falecimento de criança no HGE
-
2STF
Mídia: ministros do STF indicados por Bolsonaro podem ficar fora de julgamento sobre plano de golpe
-
3SEGURANÇA
IML de Maceió divulga relação de vítimas de acidente em União dos Palmares
-
4MAIS SEGURANÇA
Após acidente, Paulo Dantas anuncia medidas de segurança na Serra da Barriga, em União dos Palmares
-
5FIM DO CERTAME
Concurso de cartórios em Alagoas chega ao fim com resultado prestes a ser divulgado