Cidades

Graciliano Ramos, Jacinto Silva e Carlos Moura serão homenageados nos 134 anos de Palmeira

Cinara Corrêa com agências 05/07/2023
Graciliano Ramos, Jacinto Silva e Carlos Moura serão homenageados nos 134 anos de Palmeira
Foto: PMPI

A Prefeitura de Palmeira dos Índios irá homenagear três alagoanos ilustres e importantes para o desenvolvimento do município: o escritor Graciliano Ramos e os músicos Jacinto Silva e Carlos Moura. A homenagem faz parte dos 134 anos de Emancipação da cidade, que contará com lançamentos e inaugurações de obras, desfile comemorativo no dia 20 de Agosto e Festival de Inverno. .

Homenageados
:

Graciliano Ramos de Oliveira nasceu em Quebrangulo, interior de Alagoas, no dia 27 de outubro de 1892 e faleceu no Rio de Janeiro, em 20 de março de 1953. Foi um romancista, cronista, contista, jornalista, político e memorialista brasileiro, considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira. Foi prefeito de Palmeira dos Índios em 1927 e é mais conhecido por sua obra Vidas Secas, lançada em 1938.

Sebastião Jacinto da Silva, conhecido pelo nome artístico, Jacinto Silva, nasceu em Palmeira dos Índios no dia 23 de agosto de 1933 e faleceu em Caruaru, em 19 de fevereiro de 2001. Ele foi um cantor e compositor brasileiro, mestre de coco sincopado de roda. Ao longo da carreira, gravou 24 LPs e dois CDs e foi o último “discípulo” de Jackson do Pandeiro.

Carlos Moura também nasceu em Palmeira dos Índios, no dia 15 de abril de 1950, e faleceu em Salvador em 6 de junho deste ano. Foi um cantor e compositor da Música Popular Brasileira (MPB), conhecido pelos clássicos “Cometa Mambembe” e “Minha Sereia”, uma homenagem à cidade de Maceió.