Artigos

Santa Terezinha

Laurentino Veiga 10/06/2023
Santa Terezinha
Laurentino Veiga - Foto: Assessoria

“Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós, pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (MT 11, 28 - 30)

No opúsculo - Novena e Biografia, encontra-se a trajetória de vida de Santa Rita do Menino Jesus; beatificada em 1923, bem como declarada santa em 1925, inclusive, tornou-se padroeira das Missões em 1927; considerada pela Igreja Católica Apostólica Romana doutora no ano de 1997.

Nascida no dia 2 de janeiro de 1823, na cidade de Alençon, França. Viveu somente vinte e quatro anos, dos quais quinze passou com sua família, bem como nove anos, no Carmelo. Aos quatro anos, ficou órfã de sua genitora e, por extensão, apenas com quinze anos ingressou no Convento Carmelo de Lisiux.

Vida sacrificada, experimentou o sofrimento com resignação, sem perder a esperança de ir para o Céu definitivamente. No Convento, encontrou o apoio da irmã Paulina. Rezava diuturnamente a Deus seu Eterno Todo Poderoso. Enfim, uma apóstola de Cristo a serviço dos pobres de sua época.

Na qualidade de católico, rezo diariamente sua Novena obedecendo aos preceitos que ela dizia: “Tudo me sorria sobre a terra”. O coração tão terno do papai juntara ao amor que já tinha verdadeiramente materno”. Nesse sentido, recitava: “Há um só Senhor, uma só Fé, um só Batismo, um só Deus e Pai de todos, acima de todos, no meio de todos e em todos (Ef 4, 5-6).

A Editora Paulinas, por sua vez, registra a saga das devoções. Historicamente, na Bíblia, no início do livro dos Atos dos Apóstolos, lê-se que, passados quarenta dias de sua morte na Cruz e de sua ressureição, Jesus subiu aos céus, prometendo aos discípulos que enviaria o Espírito Santo, que lhes foi comunicado no dia de Pentecostes.

Notadamente, entre a ascensão de Jesus aos céus e a descida do Espírito Santo, passaram-se nove dias. A comunidade cristã ficou reunida em torno de Maria, de algumas mulheres e dos apóstolos. Foi a primeira novena cristã; hoje, ainda a repetimos todos os anos, orando, de modo especial pela unidade dos cristãos. Seguindo, assim, os padrões de outras novenas. A novena é uma série de nove dias seguidos em que se louva a Deus por suas maravilhas, em particular, pelos santos, por cuja intercessão são distribuídos dons.