Internacional
'Foi maravilhoso encontrar Lula', diz premiê australiano
O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, foi às redes sociais comentar sua reunião bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Foi maravilhoso encontrar o presidente Lula pela primeira vez. E parabenizá-los pessoalmente pela presidência brasileira do G20 em 2024", escreveu o premiê em suas redes sociais.
Lula e Albanese reuniram-se nesta sexta-feira, 19, por cerca de 35 minutos em Hiroshima e debateram a regulamentação do mercado de trabalho após a chegada dos aplicativos. Os dois estão no Japão para a cúpula do G7. Além de participar dos painéis do evento multilateral, o chefe do Executivo do Brasil terá nove reuniões bilaterais e um encontro com empresários.
No Twitter, Lula destacou que desde 2018 não havia uma reunião entre os líderes brasileiro e australiano. "Em Hiroshima, na primeira reunião bilateral de uma série de encontros que teremos no Japão. Conversei pela 1º vez com o primeiro-ministro da Austrália. Desde 2018 não havia encontro entre nossos países", publicou o presidente.
"Falamos sobre a ampliação das relações Brasil - Austrália, a Copa do Mundo de Futebol Feminino e recebi o convite para visitar a Austrália. Vamos trabalhar para cada vez mais aproximarmos nossos países", acrescentou.
Anthony Albanese é um político trabalhista considerado de esquerda, mas difere de Lula na postura sobre a guerra na Ucrânia. O australiano se alinha ao G7 e faz críticas à Rússia pelo início do conflito, enquanto o brasileiro adota uma postura de neutralidade.
Mais lidas
-
1LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
2DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
3SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
5EDUCAÇÃO
Rede estadual conquista 78 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática