Artigos

O andarilho divino

Paulo Hayashi 30/04/2023
O andarilho divino
Paulo Hayashi Jr. - Foto: Paulo Hayashi

A palavra andar tem sua origem no latim ambulare, com significado de passear, caminhar. Palavras que derivam da mesma raiz são ambulância, ambulatório e ambulante. De forma geral, o modo que a pessoa age, dependendo de suas características, hábitos e expectativas, influencia em sua condição de saúde e vida. Mais do que um livro comum, a bíblia pode ser considerada como compilação de paz e felicidade para o ser humano, para que seu andar na existência possa ser de resgates e aquisições preciosas. Riquezas imateriais, conhecimentos atemporais e as luzes do amor para favorecer o indivíduo por todo o tempo.

Durante toda a humanidade, não houve exemplo maior de bom andarilho que Jesus Cristo. Suas parábolas preenchem os corações ansiosos por esperança e soluções de suas mazelas pessoais. Andar com o mestre Nazareno é acompanhar suas obras, em especial a caridade espontânea e desinteressada. Mais do que as ilusões do poder, da riqueza e da fama, o companheirismo da consciência tranquila. Não há nada mais precioso do que alguém que se alinha com seus valores mais íntimos e nobres.

Em outras palavras, para o discípulo de Cristo, estar na terra da Neblina, é caminhar seguro de que nada é em vão e que tudo tem seus propósitos. As lutas e conquistas vêm a partir do autoconhecimento e autocontrole, pois apenas quem consegue manobrar corretamente a mente, as ações e as palavras sai fortalecido das batalhas diárias. Por isso as recomendações de Paulo de Tarso: "Andai em amor" - Efésios 5, 2.