Artigos

Banco do Nordeste

Laurentino Veiga 29/04/2023
Banco do Nordeste
Laurentino Veiga - Foto: Assessoria

Historicamente, Getúlio Vargas utilizou a Teoria Keynesiana, isto é, a intervenção estatal a fim de promover o desenvolvimento do Brasil. À sua época, criou o Banco do Nordeste, bem como o BNDE em 1952. Em 1953, fundou a Petrobrás, tornando-se autossuficiente em petróleo na Balança Comercial. A Política econômica que deu o ponta pé inicial da incipiente industrialização brasileira na década de cinquenta.

No dia 18 de abril do fluente ano, Marcos Antônio Moreira Calheiros, dinâmico Presidente do CORECON-AL, visitou in loco o Superintendente Estadual do Banco do Nordeste do Brasil, Sidinei Reis dos Santos, visando estreitar a amizade com dirigente do maior Banco em Alagoas. Diga-se de passagem, a reunião uma oportunidade de debater questões inerentes às categorias.

Na Reunião, estavam presentes o Conselheiro Federal Maurilio Procópio, Ivaldo Pinto, o veterano Ulysses Ávila, Geraldo Marques, Genildo Silva representante do SINDECON-AL. Tive a honra de compor a comitiva. Todos participaram ativamente das questões ventiladas opinando nas soluções. Notadamente, a respeito da tramitação dos projetos econômicos e financeiros de 2023.

Na pauta, ouviu-se a belíssima explanação de Sidinei Reis a respeito das atividades daquela Casa Creditícia. Outrossim, falou sobre o Crediamigo (25 anos), operações financeiras envolvendo incremento na renda dos proprietários rurais, o apoio às Cooperativas Regionais, a exigência do ART dos colegas Economistas. Afora isso, revelou sua visita ao prefeito do Pilar - Renato Rezende, disponibilizando recursos à Prefeitura que tenciona incrementar o turismo ascendente naquela unidade municipal.

Por outro lado, Marcos Calheiros agradeceu o apoio da Gerente Executiva, Josineide Duarte, que por sinal, colocou-se à disposição dos colegas. Inclusive, Josenildo inquiriu sobre as demandas do atendimento para deferir os recursos solicitados. Segundo ela, doravante agilizará a tramitação no sentido de diminuir os prazos das reivindicações financeiras. Isto posto, foi de grande valia a reunião entre a cúpula do BNB. Tornando-o mais acessível aos Economistas no dia a dia.

O Banco do Nordeste do Brasil, continua seguindo seus objetivos primordiais. Por essas razões, devendo-se procurá-lo sempre para se obter recursos a fim implementar a produção advinda dos projetos econômicos capitaneados pelo Conselho Regional de Economia, na gestão de Marcos Calheiros, nosso atuante Presidente. Merecida pois, toda credibilidade por seus 71 anos de relevantes serviços prestados à Nação.