Artigos

Cidadãos Honorários

Laurentino Veiga 25/03/2023
Cidadãos Honorários

O jornalismo é a grande e santa locomotiva do progresso. O seu diâmetro é o mesmo da civilização. O jornalismo é o dedo indicador da humanidade - Victor Hugo. Lamartine complementa: A imprensa é uma reação espontânea; produto do pensamento; jamais a de morrer.

Na manhã alvissareira do dia 13 de março do fluente ano, a Câmara de Vereadores de Maceió, encravada no tradicional bairro de Jaraguá, engalanou-se para outorgar os títulos de Cidadãos Honorários aos jornalistas Douglas Lopes e Edmilson Teixeira de Lima.

A magnânima solenidade, fora capitaneada pelo dinâmico vereador Eduardo Canuto (PV), que no seu discurso dissera: ET é uma pessoa que ajuda com seu trabalho e ainda tem um feeling muito grande para falar Das cidades no Estado na Tribuna Independente. Bastante emocionado exaltou as qualidades intrínsecas e extrínsecas do renomado capelense.

À solenidade compareceram as personalidades: Leonardo Sampaio -Diretor Executivo do Sistema Pajuçara de Comunicação; Dr. Jorge Soares -Presidente da Academia Maceioense de Letras; Economista José Paulo Gabriel - Presidente da Cooperativa dos jornalistas e gráficos de Alagoas; Ronaldo da Paz - Presidente da Associação dos cronistas de Alagoas; Marcos Antônio Moreira Calheiros - Presidente do Corecon/Alagoas; compôs a mesa: Diretora dos trabalhos.

Tive a subida honra de saudar o eminente jornalista Edmilson Teixeira. Invoquei o pensamento de Graciliano Ramos:

A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer. Dizer somente a verdade no tocante a bem-sucedida trajetória do colega que noticia diuturnamente todo o quadrante alagoano. Diga-se de passagem, o repórter do diário mais festejado de Alagoas, cumpre à risca as suas atribuições jornalísticas. Ademais, noticia a vida de todas as prefeituras alagoanas. Destacando os fatos políticos, obras realizadas e porque não dizer; exalta o trabalho profícuo dos alcaides.

No seu discurso, Edmilson Teixeira agradeceu ao vereador Eduardo Canuto pela feliz iniciativa em conceder o Título de Cidadão de Maceió. Sua esposa Andreza, fez uso da palavra para ratificar o trabalho de mais de 25 anos na imprensa Caeté. Nesse sentido, bastante emocionado, ET fez questão de dizer de sua chegada em Maceió. Trabalhou com afinco e colheu os frutos, semeados na seara do jornalismo.

Parodiando o genial Rui Barbosa, O Águia de Haia: Uns plantam a semente da couve para o prato de amanhã, outros a semente do carvalho para o abrigo futuro. Dir-se-ia que o novel cidadão honorário colheu os méritos de seu trabalho calcado na ética, na responsabilidade de um capelense que soube aproveitar o seu tempo para ser agraciado com a merecida homenagem. Parabéns ET!!!