Artigos

A Tribo de Judá

26/11/2022
A Tribo de Judá

“Muitos olharão para você e só verão suas limitações e defeitos, mas Deus olha para você e vê a coroa de Sua criação. Ele vê o que Jesus fez por você. Por isso nunca se abata com as críticas, nem se vanglorie com os elogios. Confie que Deus está no controle de sua vida”. Pastor Antônio Junior.

Tudo começou com as núpcias de Tia Gertrudes Magna de Lima (18.09.1928) com o pecuarista  João  Fernandes Costa. Dessa perfeita união nasceram os rebentos, a saber: Dr. José Fernandes de Lima, Professora Ruth, engenheiro Manoel, matemático José Maria (in memoriam), mestra Judith e o emérito fiscal de rendas Jessé.

A matriarca filha de José Luís da Veiga Lima, cognominado capitão  Cazuza, irmã de minha saudosa genitora Maria Veiga Rocha. Destaco seu quarto filho médico-escritor Judá Fernandes de Lima, casado com a assistente social e escritora Almira Gouveia Alves Fernandes. Diga-se de passagem, Judá laureado pelos livros publicados: A Xícara do Padre, Um Genuíno Tangerino, dentre outros. Logrou sucesso no exercício da Medicina na próspera Arapiraca na Casa de Saúde e Maternidade N.S.de Fátima e cidades circunvizinhas

A Tribo de Judá constituída pela médica Ana Paula Fernandes Barbosa, casada com o industrial arapiraraquense Paulo de Oliveira Barbosa; A Assistente social Aurélia Magna Fernandes Mota Câmara, que já prestou relevantes serviços como vereadora do município por várias legislaturas, o Procurador da Fazenda Nacional Dr. Paulo de Tarso Alves Fernandes; a Arquiteta Alda Celine Fernandes Ramos e a Analista de Sistema Aline Régia Alves Fernandes.

Notadamente, o clã dos Fernandes tem origem da velha Viçosa. Radicados na Cidade polo Arapiraca, acompanharam o progresso da segunda cidade de Alagoas. Historicamente, ostentam o Brasão dos Veiga originário do abastado lusitano Lourenço Ferreira de Mello Sucupira da Veiga, que, por sua vez, aportou no Valle do Parayba nos idos de 1838. Fundando, assim, o núcleo de povoamento que, na contemporaneidade, denomina-se de Paulo Jacinto.

A família, contou com refinada educação proporcionada pela dedicada  mãe Almira Fernandes, isto é, todos foram contemplados com cursos superiores, e, por conseguinte, servem à altura da grandeza geopolítica da Terra de Manoel André. Aliás, comprometidos com o bem-estar da população como um todo.     

“Por aí vão as histórias / do Genuíno Tangerino / Um livro de muitos causos / De gente grande e menino/ Não vou contar com detalhes /Para não tirar a surpresa /Mas sei que vou agradar/ Isso eu digo com certeza. Assinado pela versátil Almira Alves Fernandes. Mulher prendada nas lides literárias.

O primo-irmão Judá Fernandes de Lima é, por excelência, escritor festejado pelas Famílias: Veiga, Madeiro, Fernandes, Costa, Vasconcellos e Teixeira. Às vésperas de completar noventa anos, rendo-lhe mil homenagens e, ao mesmo tempo, peço ao Grande Arquiteto do Universo, que é Deus, longevidade merecida ao lado de sua honrada prole. Viva a Tribo de Judá ! ! !