Geral
Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió tem promovido o acolhimento responsável de animais


Cães e gatos, adultos e filhotes estão disponíveis para adoção durante as edições das feiras municipais. Foto: Ascom/GGI-CA
Neste domingo (25) ocorreu mais uma edição da Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió. A ação foi realizada na Rua Aberta, da orla de Ponta Verde. A iniciativa é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA), em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). Na ocasião foram adotados dois animais, sendo um cão e um gato.
O GGI-CA tem trabalhado para promover a adoção responsável através da realização das feiras. A equipe municipal presente na ação passa para os visitantes que adotam ou que tem interesse em adotar todos os cuidados necessários para manutenção da saúde, da proteção e do bem-estar dos animais.
Para realizar uma adoção é importante que os adotantes avaliem fatores como espaço físico, aceitação da família, custos (alimentação e saúde), tempo para se dedicar ao animal (bem-estar). Os novos tutores são orientados quanto a esses fatores que são fundamentais para que os pets tenham qualidade de vida.
A coordenadora do GGI-CA, Fernanda Rodrigues, destacou as necessidades que precisam ser observadas no processo de adoção para garantir o bem-estar dos animais.
“As feiras de adoção promovidas pela Prefeitura de Maceió levam para a população orientação importantes em relação aos cuidados com os animais. Entre os pilares estão pontos como uma boa alimentação, com comida em quantidade, qualidade e frequência ideal, além de água fresca, manutenção do calendário vacinal, visitas periódicas ao médico veterinário, ambiente adequado e momentos recreativos”, explicou a coordenadora.
A coordenação do Gabinete da Causa Animal também enfatizou que a equipe de médicas veterinárias do GGI-CA faz, periodicamente, o monitoramento dos animais adotados, para assegurar a proteção e defesa dos animais. Todos os animais adotados recebem um chip que permite identificar o responsável em caso de abandono.
Andrea Rodrigues fez uma adoção no domingo e falou sobre o atendimento que recebeu. “Adotei uma gatinha, a Pandora, gostei muito do atendimento da equipe, recebi todas as orientações, a Prefeitura está de parabéns”, contou Andrea.
Para adotar
Além das feiras, os animais que estão abrigados na UVZ podem ser adotados ao longo da semana, de segunda-feira a sexta-feira, diretamente na unidade.
Para mais informações sobre adoção, a população pode entrar em contato através do WhatsApp (82) 98752-6505.
Cuidados
Os animais adultos que são adotados passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose. Os filhotes passam por prévia avaliação médico-veterinária e as pessoas que adotam recebem orientações sobre quando poderão levá-los à Unidade de Vigilância em Zoonoses para receber a vacinação antirrábica e realizar a castração.
Mais lidas
-
1MEIO AMBIENTE
Plano de Capacitação do IMA é apresentado aos servidores do órgão A iniciativa foca no desenvolvimento pessoal e na integração das equipes
-
2NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal
-
3MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
4DEFESA
Mídia: Rússia liberta a maior área na Ucrânia em 2025 com ataques massivos de drones e mísseis
-
5HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos