Política

Projeto na Câmara de Maceió quer reservar percentual de vagas para portadores do Transtorno do Espectro Autista

26/09/2022
Projeto na Câmara de Maceió quer reservar percentual de vagas para portadores do Transtorno do Espectro Autista

Projeto tramita na Câmara de Maceió

Um projeto de lei protocolado na Câmara de Maceió pelo vereador Aldo Loureiro pretende estabelecer um percentual de 5% nas vagas de trabalho em órgãos da administração pública municipal para portadores do Transtorno do Espectro Autista e de outras deficiências. Pelo projeto, caberá ao município determinar a reserva de vaga, segundo os artigos:

Art. 1º. O Poder Executivo deverá estabelecer que 5% (cinco por cento) das vagas de trabalho em órgãos da Administração Pública sejam destinadas aos portadores de TEA – Transtorno do Espectro Autista, Síndrome de Down, pessoas portadoras de deficiência visual, motora, auditiva, sensorial, bem como as pessoas que se utilizam de cadeiras de rodas.:

Parágrafo Único. Essa Lei se aplica aos portadores de todas as deficiências e síndromes.

Art. 2º. O Poder Executivo regulamentará essa Lei no que couber.

Art. 3°. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

JUSTIFICATIVA

O projeto traz em sua justificativa que:

“É sabido por todos que o Transtorno do Espectro Autista – TEA possui diferentes níveis de acometimento, classificados como: leve, moderado e severo, variando conforme a autonomia, necessidade e intensidade das características do autismo”.

“O que muitos desconhecem é que os que são diagnosticados com o nível mais leve desse e dos demais transtornos podem, tranquilamente, exercer suas atividades laborais diárias sem qualquer tipo de prejuízo. Porém, o preconceito presente na sociedade acaba excluindo-os sem ao menos experimentar a plena capacidade ostentada por eles”.

“Pensando nisso, a reserva de uma determinada quantidade de vagas nos órgãos públicos irá, de certa forma, garantir a inclusão social e também profissional dos portadores de deficiência no nosso Município de Maceió”.