Economia
S&P reafirma rating da Argentina em CCC+ e mantém perspectiva estável
A S&P Global reafirmou nesta sexta-feira, 12, o rating da Argentina em CCC+ e manteve a perspectiva estável. Em comunicado, a agência diz que o país concluiu com sucesso uma oferta de troca de dívida local em bônus duais (vinculados ao dólar ou à inflação) que venceriam em junho a setembro de 2023, um meio de diminuir os vencimentos dos bônus em pesos nos próximos três meses.
A S&P lembra que a medida é parte da estratégia do ministro da Economia, Sergio Massa, para estabilizar as condições nos mercados financeiros locais, especialmente o câmbio, enquanto coloca em andamento políticas voltadas para reduzir o déficit fiscal neste ano. Para a agência, a operação de gerenciamento de dívida não significou o não pagamento, com isso o rating foi reafirmado.
A perspectiva estável, por sua vez, reflete desafios aos desequilíbrios no gerenciamento econômico, em meio a desacordos com a execução política dentro da coalizão governista, antes da eleição de 2023. Há ainda espaço fiscal limitado em mercados locais, apesar de pagamentos de dívida externa garantidos por credores oficiais e da reestruturação da dívida de 2020.
Autor: Gabriel Bueno da Costa
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados