Alagoas
Em encontro com setor sucroalcooleiro, Collor reforça que atuará para atender as necessidades e alavancar a economia do estado

O senador Collor (PTB), candidato ao Governo de Alagoas, reafirmou as ações que serão desenvolvidas pelo Executivo Estadual em apoio ao setor sucroalcooleiro em encontro realizado na manhã desta segunda-feira (08), na sede da Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana). Ao lado de Leonardo Dias (PL), candidato a vice, e do deputado estadual Cabo Bebeto (PL), o senador ouviu as demandas do setor e se comprometeu em manter um olhar social às agruras dos pequenos produtores.
Na reunião, Collor acenou positivamente aos pleitos apresentados pelo setor entre eles a revisão do crédito presumido, assentos nos Conselhos da Equatorial e do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Fecoep), continuidade da Câmara setorial para mediação de conflitos entre produtores de cana e usineiros e incentivo à pesquisa.
O senador relembrou sua trajetória política em prol do setor, com ações focadas na introdução de regras importantes que beneficiaram a classe, na época em que esteve ocupando o cargo de governador de Alagoas, de 1987 a 1989, utilizando sempre o diálogo para atender os pleitos de uma área tão fundamental para a economia do estado.
“Cumprir aquilo que me proponho a fazer sempre foi uma marca na minha vida e isso não seria diferente com vocês. Vou dar continuidade a nossa luta, uma luta que já é antiga. Recentemente, conseguimos junto ao presidente da República Jair Bolsonaro, sensível como ele é, sobretudo com os pequenos produtores, redução de até 95% das dívidas que tinham com o Banco do Nordeste e Banco do Brasil. Um pleito rapidamente autorizado e eficiente”, relembrou Collor.
Aos produtores, o senador ressaltou a experiência e maturidade política e o conhecimento de todos os problemas enfrentados pelo setor no estado, pontuando ainda que irá trabalhar com a sensibilidade de um governo que será próximo do seu povo.
“Meu primeiro ato como presidente da República foi assinar o pagamento integral a todos os aposentados do Funrural quando recebiam naquela época um terço de um salário mínimo. Uma demonstração clara e evidente de que o meu governo teria visão de futuro, mas também olhar social. Esta mesma visão de futuro que fez com que o Brasil se abrisse no passado é a visão que vamos trazer hoje, com o mesmo rigor, mesma vontade só que agora com muito mais experiência que desejo fazer em Alagoas. Que seja um estado que avance, que possamos desbravar novos horizontes, confiar e alimentar nossas esperanças de que vamos fazer de Alagoas um governo da gente, para a gente mais necessitada e para o empresariado que vai alavancar a nossa economia”, acrescentou Collor.
Alagoas é o quarto estado do Brasil no índice de desemprego, com um déficit que fica acima da média nacional. Segundo Leonardo Dias, o agronegócio é foco primordial do senador, pois tem um papel preponderante na geração de emprego e renda para a população. E assim como Jair Bolsonaro vem atuando com políticas públicas para beneficiar o setor a nível nacional, o compromisso em Alagoas também será firmado.
“Color e eu teremos essa preocupação com todos vocês. Como vereador por Maceió, sou o propositor de lei que é o marco da liberdade econômica no município, que reduz as burocracias na emissão de alvarás e licenciamentos. É um passo importante na capital alagoana para gerar emprego e renda de forma mais simples e sem tanta burocracia. O estado não tem legislação clara nesse sentido e a Desenvolve que deveria ter uma atuação importante neste aspecto não vem cumprindo seu papel. Vamos pensar nesse sentido para atender o pequeno fornecedor e produtor”, disse.
Ao final do encontro, o presidente da Asplana, Edgar Filho, entregou ao senador Collor um dos mais importantes pleitos do setor: a solicitação de máquinas agrícolas para atender produtores que não tenham acesso à compra desse tipo de maquinário. “Um produtor que vive com um salário mínimo para arar sua terra, precisa trabalhar de forma manual. Então, com trator vai conseguir um grande avanço, aumentar sua produção e consequentemente isso será importante para o estado também”, disse.
O setor sucroalcooleiro é considerado o motor da economia alagoana, com a maior geração de empregos, segundo Edgar Filho. Responsável por mais de 20% do PIB do estado, no período da safra que vai de setembro a março, são gerados mais de 100 mil empregos diretos.
“Começamos a dialogar com os candidatos ao governo e percebemos a sensibilidade do senador Collor aos nossos pleitos. As dificuldades são imensas e elas sempre mudam a cada ano, porque existem várias questões como climáticas, pragas. E claro que quando o novo governador assumir novos pleitos surgirão. O auxílio do governo estadual será fundamental e essa junção com o presidente Jair Bolsonaro só trará benefícios a todos”, concluiu o presidente da Asplana.
Mais lidas
-
1MANIFESTAÇÃO
Passeata em Palmeira dos Índios pede justiça por Gabriel Lincoln
-
2NÃO RESISTIU AOS FERIMENTOS
Segundo envolvido na morte do sargento reformado morre neste sábado, em confronto com a polícia
-
3DISCUSSÃO
Duda Guerra desmente término com Benício Huck após polêmica
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5TRANSMISSÃO
ASA será o primeiro clube a exibir jogo em sua plataforma digital, após a liberação da CBF