Política
Ex-vereadora de Maceió, Drª Fátima Santiago (PV) lança pré-candidatura a deputada federal

A ex-vereadora de Maceió, Drª Fátima Santiago (PV), anunciou no fim de semana nas redes sociais que é pré-candidata a deputada federal. A médica ginecologista afirma que a decisão “atende ao apelo de alagoanos”. Em 2020, quando concorreu à reeleição a vereadora, Drª Fátima foi a segunda candidata mais votada em Alagoas e é a 1ª suplente do PP.
Nas redes sociais, Drª Fátima expressou que foi convencida pelos apelos de alagoanos de municípios por onde passa. “Tenho andado muito pelos municípios e pelas comunidades. Tenho recebido muito apelo para que eu viesse a representar meu povo alagoano no parlamento em Brasília. Tenho relutado muito, pensado muito, mas acredito que sim que posso representá-los em Brasília na Câmara Federal. Então eu coloco o meu nome à disposição como pré-candidata a deputada federal”, anunciou.
Mesmo em um novo partido, agora pelo PV, Fátima Santiago sinaliza que seguirá com pautas defendidas na Câmara de Maceió, onde exerceu cinco mandatos. “O pedido maior vem de gente simples, que quer ser ouvida e sente a necessidade de ser representada no parlamento. O apelo vem de usuários do SUS, profissionais da Saúde, idosos, agricultores, pecuaristas e de tantos amigos”, acrescentou.
A médica ginecologista atende em vários municípios do interior de Alagoas e é conhecida pelo atendimento humanizado. Além de atender na capital, mantém trabalho social na área da Saúde. É fundadora do Instituto Nossa Senhora de Fátima, responsável por realizar o maior número de exames ginecológicos gratuitos em Alagoas.
Trajetória
Maria de Fátima Galina Fortes Ferreira Santiago é natural de Cabo Verde, na África, e é médica formada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). É católica, casada com Evaristo Santiago, mãe de quatro filhos e avó de oito netos.
Na política, exerceu cinco mandatos na Câmara de Vereadores de Maceió. Em 2020, concorreu à reeleição, foi a segunda candidata a vereadora mais votada de Alagoas, com 5.690 votos, mas não foi eleita por causa do quociente partidário, ficando como 1ª suplente do PP. Entre todos os candidatos a uma das 25 vagas na Câmara, ela foi a 11ª mais votada.
Durante os mandatos que exerceu, teve forte atuação com movimentos sociais, com pautas nas áreas comunitárias, na defesa das mulheres, idosos, mobilidade urbana e assistencialismo, além de lutar contra todas as formas de preconceito e violência. Na defesa dos idosos, uma das conquistas da capital com o apoio da vereadora foi a criação do Fundo Municipal da Pessoa Idosa, além da Política Municipal da Pessoa Idosa.
Mais lidas
-
1OPERAÇÃO PF
Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos federais em Alagoas
-
2OBITUÁRIO
Adeus a Enaldo Marques: setor produtivo alagoano lamenta a perda do empresário e líder do CRB
-
3CHACINA
Cinco pessoas são executadas dentro de residência em Estrela de Alagoas
-
4OBITUÁRIO
Médica Paula Domingues Kotovics morre aos 43 anos e deixa legado de dedicação à saúde e autoestima em Maceió
-
5LIVE
Quem era a influenciadora mexicana assassinada durante live no TikTok