Alagoas
Seprev fortalece a segurança do Sistema Socioeducativo com novos agentes especializados


Formatura dos novos agentes socioeducativos que irão integrar o grupo de Gerenciamento e Contenção. Foto: Vitor Beltrão
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) celebrou, nesta quinta-feira (27), a formatura dos novos agentes socioeducativos que irão integrar o grupo de Gerenciamento e Contenção (Gcon). Ao todo, 27 novos profissionais irão reforçar a segurança nas Unidades de Internação de Adolescentes, sendo 23 que passaram pelo curso de capacitação operacional e outros quatro que foram reintegrados ao grupo especializado.

Foto de Vitor Beltrão
Na ocasião, o superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Otávio Rego, afirmou que os novos agentes do Gcon irão atuar no gerenciamento de crises e em possíveis ações de contenção dentro das unidades. Otávio Rego destacou que a Medida Socioeducativa em Alagoas vive um novo momento, marcado pela excelência no atendimento a adolescentes em conflito com a lei, que fez do estado uma referência para outras unidades da federação.
“Parabenizo a todos os novos guerreiros que concluíram o curso. Estamos vivenciando um novo tempo aqui na Superintendência de Medidas Socioeducativas e é de fundamental importância termos a qualificação de mais profissionais para o Gcon, todos preparados e capacitados para exercer a função de acordo com a proposta do grupo”, disse.
O secretário executivo de Coordenação das Políticas de Prevenção à Violência, André Moita, esteve presente na solenidade e ressaltou a excelência no preparo dos novos agentes socioeducativos.

Foto de Vitor Beltrão
“Agradecemos o apoio da Polícia Militar de Alagoas, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal que nos deram todo o apoio necessário a esta capacitação. Buscamos o que havia de melhor para capacitar os novos agentes que irão compor a equipe de elite da Sumese e acredito que alcançamos êxito nessa questão”, afirmou.
A cerimônia de entrega dos certificados contou com a presença de amigos e familiares dos novos agentes do Gecon e de servidores da Superintendência de Medidas Socioeducativas que prestigiaram os formandos. A programação contou ainda com um momento de homenagens a todos os instrutores que contribuíram para a realização do curso.
GRUPO ESPECIALIZADO
O coordenador do curso de capacitação, Williamberg Ramos, ressalta que, além do treinamento operacional, a instrução contemplou toda a parte legislativa concernente ao atendimento socioeducativo, incluindo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).

Foto de Vitor Beltrão
“Foram oito dias de curso incluindo todo conteúdo legislativo que rege a Medida Socioeducativa para que os novos agentes entendam a dinâmica e o objetivo desse trabalho, que é reintegrar socialmente o adolescente através da educação e da qualificação profissional. Nosso objetivo maior é resgatar esses jovens em conflito com a lei para que eles superem a condição de infrator e retornem à sociedade de forma digna”, explicou o coordenador.
Mais lidas
-
1CONGRESSO
Câmara rejeita recurso e confirma envio ao Senado de projeto sobre agentes socioeducativos
-
2LARANJAS
Justiça Eleitoral marca audiência em ação que apura fraude à cota de gênero nas eleições de Palmeira
-
3INDICAÇÃO
Marluce Caldas é indicada por Lula para o Superior Tribunal de Justiça
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5SEGURANÇA
Polícia Civil prende em São Paulo homem foragido por homicídio da sogra em Mata Grande