Alagoas

Revista de rotina identifica plano de fuga em penitenciária

25/04/2022
Revista de rotina identifica plano de fuga em penitenciária

A Polícia Penal e os gestores da Penitenciária de Segurança Máxima (PSM) abortaram uma tentativa de fuga na unidade, neste início de semana, uma das que compõem o sistema prisional de Alagoas.

De acordo com o titular da Chefia Especial de Gestão Penitenciária (CEGP), policial penal Milton Pereira, a ocorrência foi identificada durante um dos procedimentos de rotina executados nas unidades, a cargos da PP/AL.

“Nesse procedimento, os policiais identificaram que a grade, numa das celas do módulo quatro, estava serrada”, relatou o gestor.

Conforme os protocolos de segurança adotados em situações dessa natureza, os policiais penais responsáveis pelo registro da ocorrência solicitaram apoio ao Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (GERIT), que executaram os demais procedimentos: isolaram a cela, colocaram os presos em local separado e comunicaram ao Judiciário, por meio da 16ª Vara de Execuções Penais, órgão judicial responsável pelos processos de internos que já se encontram na condição de sentenciados.

Gestores da unidade e a Polícia Penal também abriram um procedimento administrativo disciplinar (PAD), um dos procedimentos que constam nos itens do protocolo de ações em casos assim.

O PAD visa apurar a ocorrência e tem como principal consequência, além de chegar aos responsáveis, resultar na exclusão dos benefícios eventualmente obtidos pelo interno até aquele momento, como remissão (redução do tempo) de pena.