Alagoas
“Entregamos seis novos hospitais e fizemos a maior revolução da saúde pública de AL”, destacou Alexandre Ayres na inauguração do Hospital da Criança


Secretário Alexandre Ayres ressaltou que a atual gestão promoveu uma revolução na saúde pública do Estado. FOTO: Thiago Duarte
Nesta sexta-feira (1º), durante a inauguração do Hospital da Criança (HC), sexto entregue em Alagoas, em um período de três anos, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destacou que os alagoanos vivem a maior revolução já vista na saúde pública da história do Estado. Antes dos novos equipamentos, não eram construídos hospitais há mais de 40 anos em Maceió.
Em seu discurso, na solenidade de abertura do novo equipamento de saúde, que irá garantir um cuidado especial aos pequenos alagoanos, Alexandre Ayres destacou que, além dos hospitais, também foram entregues sete Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no Estado, garantindo à população um atendimento ágil, de qualidade, humanizado e próximo às residências.

Hospital da Criança conta com 64 leitos, sendo 50 Clínicos e 10 de UTI. FOTO: Thiago Duarte
“Nunca deixamos de ter fé, força e seguir lutando, transformando a saúde de Alagoas e entregando para a população alagoana a maior revolução que Alagoas já viu na saúde pública. Esse é o sexto hospital entregue em três anos. Também foram entregues sete UPAs. Maceió era a única capital do Brasil que não possuía UPA. Nada disso seria possível se eu não contasse com a ajuda de vocês servidores públicos da saúde de Alagoas. Vocês foram gigantes. Esse foi o maior desafio da minha vida pessoal e profissional”, disse o gestor estadual da saúde.

Estrutura do Hospital da Criança é moderna e aconchegante para assegurar assistência humanizada às crianças. FOTO: Thiago Duarte
A unidade – O Hospital da Criança, localizado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro do Jacintinho, em Maceió, irá contar com 54 leitos para internação, 10 leitos de UTI Pediátrica, duas salas de cirurgia, área para o atendimento às vítimas de violência sexual, centro de diagnóstico por imagem, com ultrassonografia, ecocardiografia e raios-X. O hospital também terá laboratório de análises clínicas, agência transfusional e sala de reposição enzimática, serviço de nutrição e dietética e lactário. Todos os leitos do Hospital da Criança serão eletivos e os pacientes serão encaminhados para a unidade de saúde pela Central de Regulação Estadual.

Hospital da Criança vai conta com 10 leitos de UTI Pediátrica. FOTO: Thiago Duarte
“Se tem um legado que deixamos em Alagoas é que, quando se quer, o SUS funciona e salva vidas. Queria deixar meu abraço a todos os secretários estaduais de saúde, que no momento da crise sempre estiveram ao nosso lado. Cada um contribuindo da sua maneira. A mensagem que eu deixo é que ninguém é forte sozinho. A gente chegou até aqui, assumiu a responsabilidade, enfrentou a Pandemia da Covid-19 e entregamos seis hospitais. Três em Maceió, após 40 anos sem nenhum novo hospital. Fizemos isso porque contamos com um conjunto de forças e com a confiança do governador Renan Filho”, salientou Ayres.

Hospital da Criança dispõe de Espaço Cria, tornando o ambiente hospitalar mais humanizado. FOTO: Thiago Duarte
Mais lidas
-
1OPERAÇÃO PF
Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos federais em Alagoas
-
2OBITUÁRIO
Adeus a Enaldo Marques: setor produtivo alagoano lamenta a perda do empresário e líder do CRB
-
3CHACINA
Cinco pessoas são executadas dentro de residência em Estrela de Alagoas
-
4QUÍNTUPLO HOMICÍDIO
Polícia prende suspeito de cometer chacina que matou cinco pessoas em Estrela de Alagoas
-
5OBITUÁRIO
Médica Paula Domingues Kotovics morre aos 43 anos e deixa legado de dedicação à saúde e autoestima em Maceió