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36º Encontro Nacional da Abrasel discute conhecimento e inovação para o setor em Maceió

Com o tema ‘Conhecimento, perseverança e inovação – ingredientes de transformação’, Maceió sedia desde a última terça-feira (29), no Hotel Ritz Lagoa da Anta, o 36º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O evento, que tem o Sebrae Alagoas entre os patrocinadores, vai até hoje, quinta-feira (31), e marca a retomada pós-pandemia do setor de alimentação fora do lar em todo o país.
O diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, ressalta que este é um dos setores mais afetados pela pandemia, por conta da interdição da atividade econômica, dadas as restrições feitas pelos decretos. O diretor destacou que o segmento representa mais de 1 milhão de negócios em todo o país, sendo a maioria deles pequenos negócios e que empregam 6 milhões de pessoas de forma direta e indireta.
“Mesmo abertos, alguns estabelecimentos tiveram prejuízo por muito tempo e acumularam dívidas. Os negócios que resistiram ainda sofrem os efeitos dessa crise. São negócios muito importantes para a vida nas nossas cidades e a Abrasel faz um trabalho para chamar a atenção para esse desafio de renegociar dívidas e processos de cada um desses segmentos”, pontua Vinícius Lages.
Ele também enfatizou que o Sebrae apoia o evento e o setor trabalhando temas como sustentabilidade, redução do desperdício, eficiência energética e hídrica, além da inovação que ajuda na competitividade das empresas.
“Alagoas recebe pela segunda vez o encontro nacional com o tema conhecimento, perseverança e inovação. É um setor que inova bastante e em função da crise, em que foi desproporcionalmente atingido, incorporou tecnologias digitais, redesenhou processos, adotou novos protocolos, reconfigurou seus espaços e aprendeu a lidar com uma jornada do cliente cada vez mais digital e conectado, aumentando a produtividade e fazendo ajustes dos processos”, afirma.
O presidente da Abrasel/AL, José Eutímio Brandão Junior, também falou sobre a importância do encontro para a retomada. “É com muita satisfação e orgulho que a Abrasel em Alagoas está sediando o 36º Encontro Nacional da entidade. Após dois anos difíceis e que pareciam intermináveis, estamos retomando nossas vidas e nossos negócios. Isso marca o início da nossa transformação. Vamos, juntos, pensar em novos caminhos que contribuam para um redirecionamento do setor, buscando estratégias para a retomada da economia”, ressalta.
Ao lembrar o foco da Abrasel – a sobrevivência saudável e a prosperidade sustentável de 1,2 milhão de estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar – o presidente nacional da entidade, Paulo Solmucci destacou em sua fala o compromisso da associação com a melhoria do ambiente sociopolítico e econômico no Brasil. “A partir do empreendedorismo, é preciso ampliar nossa classe média, oriunda majoritariamente do poder público ou das grandes empresas. Precisamos também que profissionais de pequenas empresas possam ocupar seu posto de cidadão, vivendo com dignidade e construindo o Brasil que a gente quer: mais simples para empreender e melhor para viver”, frisa.
Estande do Sebrae
No estande do Sebrae no evento, são oferecidas consultorias referentes a área de alimentos para abordar as boas práticas na produção de alimentos e na área de planejamento. Além disso, os visitantes encontram produtos do Programa Alagoas Maior, realizado através da parceria do Sebrae e Governo de Alagoas. A ideia é disseminar produtos da área de gastronomia para o público do evento, que é formado por empresários de restaurantes, bares e chefs de cozinha.
Além disso, o espaço conta com exposição física e virtual de produtos genuinamente alagoanos, e entre as empresas estão: Apícola Fernão Velho, Apiário Zumbi dos Palmares, O Cortiço, Beeva, Boa Vista Apícola, Ouro Vermelho, Pimenta Preta 52, Cervejaria Weston, Cervejaria Parêa, Cervejaria Deodora, Caatinga Rocks, Hop Bros, Laticínio Tudo bem, Barulhinho Bom Chips, Vinagre Fernão Velho e Geleias do Rancho.
“Trouxemos produtos como a própolis vermelha e pimentas de diversos tipos, além das nossas cervejas artesanais e cachaças. Basta o participante chegar aqui e escanear o QR Code para conhecer mais sobre os produtos, saber mais sobre a diferenciação de cada um”, ressalta Vânia Britto, analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas.
O estande do Sebrae no encontro também conta com a participação da jornalista alagoana Nide Lins, autografando o livro ‘Guia da Gastronomia Popular Alagoana’.
Palestras
Ontem, dia 30 de março, teve início a programação de palestras e oficinas sobre temas como marketing, delivery, gestão de pessoas, estoque, financeiro, gestão de negócios e gastronomia.
Uma delas, ‘A Receita do Empreendedorismo’, foi ministrada por Thiago Careca, fundador do Grupo Careca, rede alagoana de franquias de sandubarias e restaurantes que ganhou diversas unidades pelo país; e Deco Sadigursky, criador da rede de hamburguerias The Black Beef, que a partir da unidade de Maceió expandiu a marca para 24 cidades pelo Brasil.
“É importante tirar o romantismo do empreendedorismo. Empreender não é somente abrir um CNPJ e pronto, como muita gente faz aqui no Brasil. Tem que ter conhecimento e planejamento. O cara abre uma empresa só entendendo de gastronomia, mas esquece do marketing, das finanças e isso acaba trazendo algo ruim para ele e seus clientes”, afirma Deco Sadigursky.
Eles falaram sobre criatividade e a importância de se planejar sempre, levando em consideração de que empreender nem sempre é romântico. “Tudo é copiado. Nada no mundo dos negócios é original. Fiquei bastante conhecido pela maionese de cenoura, mas as pessoas não sabem que criei a minha receita a partir do molho criado por outra pessoa”, lembra Thiago Careca.
Ao compartilhar sua história na palestra, Careca lembrou que o segredo é fazer o produto aparecer para o cliente e atraí-lo para a empresa, sempre partindo de um planejamento.
“As pessoas me criticam porque apareço muito no Instagram, no Facebook. Mas para quem está começando digo que apareçam mesmo. Porque são ferramentas gratuitas que podem alavancar o negócio. Antigamente, o cliente chegava até a gente. Hoje, nós temos que buscá-los. Outra coisa importante é se planejar. Só olhei para isso quando comecei a fazer os cursos do Sebrae, como o Empretec. Isso me deu muita coisa que precisei para a empresa ser o que é hoje”, conclui.
O 36º Encontro Nacional da Abrasel é promovido pela entidade com o patrocínio do Sebrae, Banco do Nordeste, Governo Federal, Ambev, BAT Brasil e Sodexo. O evento ainda conta com o apoio do Governo do Estado de Alagoas e Prefeitura Municipal de Maceió.
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