Alagoas

Secretário Alexandre Ayres comemora não registro de casos e mortes por Covid-19 em AL e destaca avanço da vacinação

28/03/2022
Secretário Alexandre Ayres comemora não registro de casos e mortes por Covid-19 em AL e destaca avanço da vacinação

Alexandre Ayres ressaltou que o dia histórico vivido por Alagoas no domingo (27) se deve ao avanço da vacinação contra a Covid-19 no Estado. Foto: Carla Cleto

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, comemorou em suas redes sociais, na noite do domingo (27), o dia histórico em que Alagoas viveu, sem o registro, no período de 24 horas, de casos e mortes por Covid-19. Foi a primeira vez, desde o começo da pandemia, que o Estado não registrou casos, nem mortes pela doença.

“Dia histórico. Pela primeira vez, desde o início da pandemia, Alagoas não registra casos e mortes por Covid-19 em 24 horas. A última vez em que o Estado não teve casos e óbitos pela doença foi no dia 7 de março de 2020. São dois anos liderando o enfrentamento à pandemia em Alagoas e agradeço o trabalho incansável dos nossos profissionais de saúde. Estamos vencendo, graças à vacina. Viva o SUS. Vamos continuar salvando vidas”, disse Ayres em suas redes sociais.

O gestor estadual da saúde vem pedindo incessantemente que todos os alagoanos concluam seus esquemas vacinais para que Alagoas avance ainda mais na imunização e tenha mais dias sem o registro de casos e mortes. “A vacinação é a única arma que temos contra a Covid-19. A maioria dos casos de óbitos são de pessoas que não se vacinaram ou que não tomaram todas as doses necessárias. Por isso reforço mais uma vez que todos se vacinem e também levem suas crianças para se imunizar”, disse.

A última vez em que Alagoas não registrou casos e óbitos por Covid-19, de acordo com o Boletim Epidemiológico, produzido pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), foi em 7 de março de 2020, portanto, há dois anos e 20 dias. No dia 8 de março de 2020, a Pandemia da Covid-19 foi oficialmente decretada no Estado, com a notificação do primeiro caso da doença pandêmica. O alagoano infectado foi um homem de 42 anos, com histórico de viagem para a Itália.

Já o primeiro óbito notificado foi o de um homem de 64 anos, cuja morte foi divulgada no Boletim Epidemiológico do dia 31 de março de 2020. Desde então, Alagoas já chegou a ficar mais de uma semana sem registrar nenhuma morte por Covid-19, mas, sem notificar óbitos e mortes, simultaneamente, é a primeira vez. O último dia em que o Estado não teve óbitos causados pelo novo coronavírus foi na última sexta-feira (25).