Geral

Virada de Chave no Alto Sertão: “Ontem demos a última alta de Covid-19 do HRAS e agora somos porta aberta para quem necessitar de atendimento de qualidade”, destaca Alexandre Ayres

11/03/2022
Virada de Chave no Alto Sertão: “Ontem demos a última alta de Covid-19 do HRAS e agora somos porta aberta para quem necessitar de atendimento de qualidade”, destaca Alexandre Ayres

Alexandre Ayres ressaltou que o HRAS irá beneficiar mais de 160 mil alagoanos do Alto Sertão. FOTO: Thiago Duarte 

Esta sexta-feira (11) foi marcada pela virada de chave do Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), localizado no município de Delmiro Gouveia, que passa a ser “porta aberta” para o atendimento geral de toda população. O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, esteve presente na mudança ao lado do governador Renan Filho e exaltou o novo momento vivido pela saúde pública alagoana.

Durante a cerimônia de virada de chave do hospital, Ayres relatou que o HRAS, que antes estava voltado apenas para o atendimento de pacientes acometidos com a Covid-19, deu alta ao último paciente com a doença na quinta-feira (10). A primeira do parte do HRAS havia sido entregue no dia 21 de junho de 2021, quando foram entregues leitos exclusivos para o atendimento voltado para o coronavírus.

Secretário da Saúde destacou o empenho os profissionais do HRAS para a mudança de chave da unidade hospitalar. FOTO: Thiago Duarte

“Hoje é um sonho que a gente realiza. Sonho que eu particularmente, como secretário de Estado da Saúde, imaginei viver isso vários e vários dias. Enfrentamos uma batalha diária tentando levar saúde, salvar vidas e ajudar as pessoas. Mas sem hospital e sem estrutura não é possível. Ontem passei o dia aqui no hospital conversando com os servidores, organizando as coisas para que hoje pudéssemos abrir as portas. O que eu mais ouvi foi o orgulho e a gratidão dos servidores do Hospital Regional do Alto Sertão. Aqui nós antecipamos a abertura desse hospital com leitos clínicos, de UTI e, ontem, graças a Deus, nós demos a última alta de Covid-19 do HRAS e agora somos porta aberta para todos que necessitam de um atendimento de qualidade pelo SUS”, destacou o gestor estadual da saúde.

A abertura total do hospital vai beneficiar mais de 160 mil moradores residentes em Delmiro Gouveia, Piranhas, Inhapi, Canapi, Água Branca, Olho D’Água do Casado, Mata Grande e Pariconha. Na unidade são oferecidos serviços de ortopedia, nefrologia, cardiologia, urologia, cirurgia geral e obstetrícia, além de exames por imagem. A estimativa é que sejam realizados, mensalmente, sete mil exames de diagnóstico complementar. Para isso, serão disponibilizados exames de tomografia computadorizada, ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, raios-x e mamografia.

Hospital Regional do Alto Sertão conta com equipamentos de última geração. FOTO: Thiago Duarte 

Alexandre Ayres ainda destacou a necessidade da população do Alto Sertão de ter um atendimento próximo as suas residências. “O cidadão aqui da região do Alto Sertão que sofre com alguma necessidade de realizar uma cirurgia ortopédica necessitava percorrer 100 km até Santana do Ipanema para tentar uma vaga e, agora não, ele tem acesso pertinho de casa. Os oitos municípios aqui da região serão contemplados com uma estrutura moderna, com médicos ortopedistas de plantão 24 horas para continuar trabalhando e salvando vidas”, enfatizou.

O governo de Alagoas entregou nos últimos três anos cinco hospitais em Alagoas, sendo eles, o Hospital da Mulher (HM) e Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió; o Hospital Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo; o Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares; e o Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia. Ainda este mês de março será entregue o sexto hospital, o Hospital da Criança, em Maceió.

Profissionais do HRAS trabalham para a abertura da unidade neste sábado. FOTO: Thiago Duarte 

“Nós, ao lado do governador Renan Filho, demos a maior demonstração de que quando se quer o SUS ele é possível e quem em um hospital público conseguimos salvar a vida do cidadão. Isso não vai mais parar, porque Alagoas avançou muito nos últimos anos. Avançamos bastante na saúde, entregamos cinco hospitais e semana que vem entregamos o sexto, o Hospital da Criança em Maceió, mas, temos a consciência que ainda falta muito”, salientou Ayres.