Geral
Prazo de isolamento por covid deve levar em conta saúde e economia, diz Opas

Diretor de Emergências de Saúde da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Ciro Ugarte disse que os países devem fazer “um balanço com respeito às condições sociais e econômicas e às de saúde”, ao decidir sobre quanto dias deve durar o isolamento das pessoas contaminadas pela covid-19. Durante entrevista coletiva virtual, ele lembrou que o período de maior transmissão do vírus é quando as pessoas estão sintomáticas.
Ugarte também reconheceu o impacto econômico da retirada de pessoas de trabalho durante alguns dias, especialmente em setores cruciais.
Nesse contexto, ele defendeu que seja buscado “um equilíbrio” entre as necessidades de saúde e sociais, sem sugerir um prazo específico para o isolamento.
De qualquer modo, Ugarte também advertiu em outro momento que a transmissão do vírus pela região “continua a ser muito ativa”.
As declarações são dadas no momento em que vários países reveem o prazo de isolamento definido para pessoas contaminadas pela covid-19.
Autor: Gabriel Bueno da Costa
Copyright © 2022 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1ADEUS AO MESTRE CHICO POTIGUAR
Morre aos 84 anos o professor Francisco Vieira Barros, referência da Matemática e da educação em Palmeira dos Índios e Alagoas
-
2FOLHA INCHADA
Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios escancara descontrole: contratados e comissionados superam em mais de cinco vezes os efetivos
-
3LOTERIAS
Aposta de São Paulo acerta a Mega-Sena e leva prêmio de R$ 2,7 milhões
-
4RÚSSIA
A zona tampão na fronteira com Ucrânia é necessária devido aos ataques ucranianos contra civis, afirma Putin
-
5ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista