Geral

Psicólogos conscientizam visitantes do HGE sobre a importância da saúde mental

21/01/2022
Psicólogos conscientizam visitantes do HGE sobre a importância da saúde mental

“Janeiro Branco” – HGE está engajado na campanha Janeiro Branco

Falar sobre saúde mental é o convite da campanha Janeiro Branco para o mundo. No Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, esse tema é muito frequente na rotina dos profissionais, principalmente no acolhimento feito aos familiares com ente internado nos setores fechados. Isso porque a conscientização e a conversa são de suma importância para a prevenção do adoecimento emocional – condição que gera grandes impactos sociais.

Entretanto, no mês de janeiro, cujos cuidados com a saúde mental ganham ainda mais força, a Psicologia do HGE realiza ações que atentam ainda mais para a importância do diálogo sobre o assunto. De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo (9,3%) e o segundo com mais casos de depressão (5,8%) na América.

Familiares de pacientes do hospital são conscientizados sobre saúde mental

“A saúde mental representa mais de um terço das incapacidades totais notificadas no mundo, sendo a depressão e a ansiedade as mais relatadas. Além de todo o prejuízo causado com a saúde e a qualidade de vida, o problema também causa reflexos no desenvolvimento econômico, pois está como uma das justificativas mais frequentes para afastamento do local de trabalho”, contextualizou a psicóloga Elma Lilian.

Cássio Janderson foi visitar sua mãe, interna na Unidade de AVC, e foi um dos contemplados com as ações alusivas ao Janeiro Branco na maior unidade de urgência e emergência de Alagoas. Ele acredita que a atuação dos profissionais tem efeito acolhedor, acalma e melhor prepara para o enfrentamento da difícil realidade de ver o ente querido em um leito de hospital.

Psicólogos abrem diálogo sobre a prevenção do adoecimento mental

“Apesar de estar mais tranquilo com o cuidado que minha mãe está recebendo, continuamos tensos, com medo que algo de ruim possa ainda acontecer. Ainda mais em um tempo tão incerto como este da pandemia de Covid-19. Ficamos naturalmente preocupados com tudo e isso nos causa um desgaste”, partilhou o filho da paciente da Unidade de AVC.

Além das informações, os visitantes do HGE receberam um mimo alusivo ao Janeiro Branco, produzido pelos próprios psicólogos. A mesma intervenção aconteceu nas Unidades de Terapia Intensiva (pelas psicólogas Célia Regina e Ana Paula Lima) e Pediatria (pela psicóloga Daniela Gueiros).

Vale recordar que, nos momentos cujos conflitos parecem sair do controle, a melhor recomendação inicial é a procura por acompanhamento psicológico, fundamental para aliviar a carga emocional, o sofrimento, e a recuperação da conscientização sobre a importância da vida.