Alagoas
Workshop traz dicas para empreendedoras do segmento da beleza
O segmento da beleza foi um dos mais prejudicados durante a pandemia, ao lado de negócios como bares, restaurantes e espaços para eventos. Com o distanciamento social imposto pela Covid-19, atender o cliente de salão foi algo impossível durante meses seguidos. Agora, com a reabertura da economia, um workshop on-line realizado pelo Sebrae Alagoas, no início da semana, dias 25 e 26, trouxe dicas para os empreendedores desse tipo de negócio.
O workshop Capacita Hair está dividido em quatro transmissões. As duas primeiras foram realizadas na segunda e terça-feira. As demais estão programadas para os dias 8 e 9 de novembro, com as palestras ‘Gestão de processos internos da área da beleza’ e ‘Marketing digital para salão de beleza’, respectivamente. As inscrições para o workshop Capacita Hair são gratuitas e seguem abertas no endereço https://www.sympla.com.br/capacita-hair—brilhando-no-mercado-da-beleza__1380359.
O ‘Capacita Hair – Brilhando no mercado da beleza’ foi ao ar com as orientações da empresária Cristina Rodrigues, do salão Essencially, que participou do Sebrae Adapte 2.0, uma solução criada pela instituição com foco no enfrentamento da crise e adaptação das micro e pequenas empresas às mudanças do mercado.
A empresária falou principalmente sobre técnicas de vendas de produtos e serviços e também sobre atendimento e fidelização ao cliente. “Respeite seus clientes fiéis e os que lhe visita pela primeira vez, trate-os com igualdade, compreenda o estado emocional em que ele se encontra”, destaca ela.
“O cliente procura o salão, na maioria das vezes, quando se encontra nos piores momentos ou numa necessidade específica. O cliente sempre terá razão, temos que levar em consideração que precisamos de pessoas. Fidelize, ouça e venda o que seus clientes querem”, sugere.
Ela também recomenda alguns critérios para ‘mimar’ o cliente, observando comportamentos de consumo no salão. “Certamente você quer que seus clientes voltem. Seu bom atendimento, produtos e prestação de serviço são essenciais, mas que tal criar uma vantagem para quem sempre usa seu salão? Uma quantidade de vezes de um mesmo serviço ou um valor específico gasto, a cliente tem direito a uma escova ou um cuidado com as unhas, por exemplo”, indica.
“Faça o cadastro da sua clientela e mencione os produtos que ela comprou. Pense como funcionará melhor para elas e para o seu salão. Agrade, com pequenos detalhes, quem movimenta o seu negócio. Isso demonstra ao cliente como ele é importante. São os mimos”, completa a empresária.
Para fidelizar o cliente, ela lembra que é preciso oferecer sempre a melhor experiência. E independente do estilo das consumidoras, existem algumas dicas fundamentais no atendimento e relacionamento com clientes que jamais podem ser quebradas.
“Seja simpática, educada e cordial. Trate o cliente pelo nome e evite apelidos ou tratamentos infantis. Trate todos os clientes da mesma forma, evitando predileções como, por exemplo, passar clientes importantes na frente de outros. E tente não deixar o cliente esperando. E algo que todos sabem, mas não custa lembrar, principalmente dentro do salão de beleza: evite falar alto ou gargalhar como, por exemplo, gritar para chamar alguém que esteja longe”, pontua Cristina.
A lista de dicas da empreendedora segue. “Evite fazer ar de desagrado quando o cliente não gostar de algum serviço e jamais falar mal de um cliente na frente do outro. Também demonstre sempre que o cliente tem razão, e sempre oferecer além de água, chá ou cappuccino. E, ao final do atendimento, sempre agradecer a preferência e lembrar de marcar um retorno”, recomenda ela.
Pesquisa para sondar a clientela
Se informar sobre as preferências das clientes também é crucial. E para isso, valer-se de uma pesquisa de opinião entre o público é uma boa maneira de sondar o que se passa na cabeça do consumidor, seja qual for o negócio. No segmento da beleza, Cristina Rodrigues sugere uma pesquisa logo na recepção do negócio.
“Converse com quem frequenta o salão ou, se preferir, disponibilize uma pesquisa na recepção para saber como anda a opinião dos clientes. Pergunte sobre o ambiente, as atendentes e profissionais, produtos e seus serviços. E lembre-se: o cliente tem você como referência na beleza, vai em busca dos seus serviços. Porém, ele acredita no que você fala”, reforça. “Pois bem, basta fazer um bom diagnóstico e vender o melhor pacote de serviços ou produtos”, diz.
Também estão previstas mais quatro horas de mentorias exclusivas. “O módulo de processos internos do salão de beleza é mais específico, com foco naqueles procedimentos que todo salão exige. O uso de produtos químicos, tratamentos estéticos mais específicos, uma tintura de cabelo tem seu tempo limitado, assim como o alisamento”, explica a analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Ariana Gonçalves.
“Já o módulo de marketing digital para salão vai tratar tanto do Instagram para negócios quanto o WhatsApp Business, já que ambos têm essa visibilidade e colocam os negócios no marketing digital na internet”, completa.
Sobre o Empreenda Maceió
O evento é mais uma ação do Projeto Empreenda Maceió, consolidado através do convênio assinado entre o Sebrae e o Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL).
No final de junho passado, o Sebrae Alagoas e o Ministério Público do Trabalho no estado selaram um convênio com foco nos empreendedores afetados pelos fenômenos geológicos nos bairros do Bom Parto, Bebedouro, Mutange e Pinheiro. Para isso, foi criado o Projeto Empreenda Maceió.
O convênio irá atender mais de 1,8 mil empreendedores e empresários MEI, ME e EPP presenciais ou remotos por meio dos instrumentos de informação, orientação técnica, capacitação (palestras, oficinas e cursos), além de consultorias empresariais com hora marcada, de acordo com a necessidade e disponibilidade dos clientes. Além disso, o projeto irá abranger mais de 450 estudantes e 15 professores por meio de oficinas e palestras de educação empreendedora.
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