Alagoas

Grupos Produtivos do Programa Alagoas Maior expõem produtos no estande do Sebrae na Expoagro

29/10/2021
Grupos Produtivos do Programa Alagoas Maior expõem produtos no estande do Sebrae na Expoagro

Associações e cooperativas da Região dos Quilombos, Agreste e Sertão Alagoano têm a oportunidade de mostrar produção e ampliar mercado. Fotos: Kelvin Gomes

A Expoagro 2021, promovida pela Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) com o patrocínio do Sebrae Alagoas e parceiros, também está se destacando por dar oportunidades para que pequenos produtores e grupos produtivos possam ampliar mercado. Até o próximo domingo (31), no Parque da Pecuária, o visitante poderá encontrar produtos de diversos municípios alagoanos, feitos por grupos apoiados pelo Programa Alagoas Maior, promovido pelo Sebrae e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

No Empório Sebrae, os grupos apoiados estão divididos em 15 estandes. Do Agreste, estão presentes a Associação do Algodão, do município de Girau do Ponciano; a Cooperativa Mista de Produção e Comércio Camponesa do Estado de Alagoas (Coopcam), de Palmeira dos Índios; a Associação Comunitária do Sítio Lagoa da Coroa, do município de Estrela de Alagoas; a Associação das Doceiras e Artesãs de Palmeira dos Índios e a Associação dos Produtores Rurais, de Limoeiro de Anadia, além da Associação Comunitária do Povoado Tabuleiro de Dentro, de São Sebastião, representada por Jânio Vieira.

Segundo ele, a associação levou para a Expoagro produtos como a macaxeira a vácuo, macaxeira em palito, massa puba e goma de tapioca, todos feitos no povoado. Veira ainda enfatizou a importância de participar da Expoagro.

“Esta é uma forma dinâmica que a associação, junto ao Sebrae e o Programa Alagoas Maior, encontrou para que não haja o êxodo rural e difundir ainda mais o consumo de macaxeira, que tem diversos benefícios para a saúde, sendo boa fonte de vitamina C e até ajuda na cicatrização. Aqui, iremos passar mais conhecimento e ganhar mais mercado”, afirma.

Outro ponto abordado por ele foi o papel do Programa Alagoas Maior para auxiliar no desenvolvimento da Associação Comunitária do Povoado Tabuleiro de Dentro. “O Alagoas Maior, como dizemos na linguagem do matuto, está sendo uma ‘mão na rodada’. Eles nos apoiam e auxiliam na gestão e na manipulação, de como tratar o alimento para que chegue da melhor maneira possível à mesa do consumidor. Sem participar desse Programa, não teríamos uma chance dessa de participar da Expoagro”, pontua.

Um dos gestores do Alagoas Maior é Humberto Sant’anna. Ele lembra que um dos eixos estratégicos do Programa é a ampliação de mercado dos grupos formais, a partir de um trabalho de melhorias nos produtos, processos e consultorias, sendo a Expoagro uma vitrine.

A Expoagro configura para nós um dos elos da cadeia produtiva por tratar da comercialização. Um dos grandes trabalhos com essas associações e cooperativas é justamente qualificar o produto para que eles estejam mais aptos ao mercado consumidor. Durante o período de existência do programa, esses produtos foram trabalhados e hoje esses grupos têm produtos finalizados, rotulados e produzidos de acordo com as boas práticas de produção. Nada melhor que o público de Maceió para experimentar esses produtos e trazer considerações sobre a qualidade deles”, finaliza.

Grupos da região dos Quilombos e Sertão

Da região dos Quilombos estão presentes na Expoagro a Cooperativa Ecoduvale, de Santana do Mundaú; o Apiário Zumbi dos Palmares, de União dos Palmares; a Associação ASAUP, também de União; e a Associação Dom Helder Câmara, do município de Santana do Mundaú.

Por fim, dos grupos produtivos do Sertão, estão no evento a Cooperativa dos Agricultores do Sertão de Alagoas (Cafisa); a Cooperativa dos Produtores de Mel, Insumos e Derivados Apícolas de Alagoas (Coopeapis); a Associação Municipal de Jovens Rurais – Terra Jovem e a Associação de Cooperação Agrícola do Assentamento Lameirão – Doces A Nordestina, esta última representada por Rony Francisco.

Para a Expoagro, a doces A Nordestina levou para o público guloseimas como a cocada recheada de doce de leite com coco; a bananola do Sertão, de banana com amendoim; e a ‘Chocobana’, a banana coberta com chocolate. Rony destacou a importância de participar do evento.

“Para nós, participar da Expoagro é algo muito importante e diferente do que estamos acostumados a fazer no dia a dia. Aqui, temos a oportunidade de saber a opinião das pessoas sobre o nosso produto, lidar diretamente com o público e ouvi-los. As nossas avaliações têm sido muito positivas aqui em Maceió”, afirma.

Rony ainda falou sobre a preparação e a relevância do programa para Associação de Cooperação Agrícola do Assentamento Lameirão. “A doces ‘A Nordestina’ nasceu há mais ou menos seis anos, para evitar o êxodo rural na nossa comunidade. Lá trabalhamos com doces, fazemos o que a gente gosta. O Sebrae, por meio do Programa Alagoas Maior, nos descobriu e passou a nos preparar melhor na parte de negócios e até mesmo na emocional, para lidarmos melhor com o público”, conclui.

71ª Expoagro

A 71ª edição da Expoagro é promovida pela ACA e Organização Arnon de Mello (OAM), em parceria com diversas instituições como Sebrae Alagoas, Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Prefeitura de Maceió, Governo Federal, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Banco do Nordeste, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Alagoas).