Alagoas
Ufal e Sociedade divulga projetos da Faculdade de Nutrição para o controle da obesidade
A Faculdade de Nutrição (Fanut) tem inúmeros projetos de pesquisa e de extensão em andamento. A professora Thatiana Fávaro fala, em entrevista ao programa Ufal e Sociedade, sobre dois desses projetos, desenvolvidos pelo Laboratório de Nutrição e Saúde Pública em parceria com o Ministério da Saúde.
Os projetos têm como problema de saúde a obesidade. “A obesidade já é reconhecida como fator de risco para algumas doenças crônicas não transmissíveis. A mortalidade proporcional por essas doenças crônicas chega a 60% dos óbitos no país. A obesidade infantil também vem, ao longo dos anos, tendo a sua prevalência aumentada”, esclareceu a professora.
Um dos projetos desenvolvidos é o Enfrentamento e controle da obesidade no âmbito do SUS: processos formativos como estratégia para aprimorar a organização da atenção nutricional em Alagoas [Infoco-SUS]; o outro é um projeto maior, no qual a Ufal é a única instituição parceira do Ministério da Saúde para o apoio à implementação: Estratégia nacional para prevenção e atenção à obesidade infantil, que envolve mais de mil municípios em todo o Brasil.
Os projetos de Pesquisa buscam ter um impacto nas políticas públicas de Saúde e no controle da obesidade adulta e infantil. Está sendo realizada uma pesquisa on-line que vai levantar as necessidades de aprofundamento nos cursos de formação que serão realizados com gestores e profissionais de Saúde dos municípios de Alagoas.
Durante a entrevista, a professora Thatiana Fávaro enfatiza a necessidade de colaboração dos gestores municipais para que os profissionais de Saúde dos municípios respondam ao questionário da pesquisa. “Esperamos, com essa pesquisa, construir um retrato da organização da Atenção Nutricional em Alagoas, para identificar potencialidades e desafios. Esperamos que as respostas dos instrumentos de pesquisa sejam feitas”, solicitou a professora.
O programa é veiculado na Rádio Ufal às 11h, com reprise às 17h e às 23h e depois fica disponível no podcast
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
3AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
4DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
No governo Luísa Duarte, PT fica em segundo plano e maior fatia da assistência social segue sob controle de aliados de Julio Cezar