Brasil
Professores debatem aprendizagem colaborativa na formação escolar
Na construção da educação e da forma como ela é repassada para os estudantes, a aprendizagem colaborativa tem como ponto de interesse que os alunos possam, aprender e ensinar, além de ser protagonistas de suas próprias narrativas. Esse modelo de aprendizagem tem como referencial teórico a participação ativa dos alunos no processo de construção do conhecimento através da troca de experiências, do cooperativismo e no engajamento dos estudantes.
Nesse contexto, o papel do professor é levar para os alunos situações e problemas que possam ser resolvidos por toda comunidade, sem distinção ou hierarquia, todos aprendendo e ensinando como iguais. Para a pedagoga e mestre em Educação e Contemporaneidade Ana Sueli Pinho, o trabalho colaborativo pressupõe da necessidade da tomada de decisões de forma colaborativa, onde todos devem participar ativamente dos processos até chegar à resolução.
“É preciso ouvir e considerar o que o outro tem a dizer e, assim, colocar em prática tudo aquilo que foi decidido juntos. Isso faz parte do processo de aprendizagem colaborativa. Nessas atividades não há uma hierarquia, não há quem delegue, todos vão aprender coisas diferentes, vão assumir responsabilidades iguais e serão recompensados pelo resultado”, opina a profissional.
No contexto da pandemia, mesmo com o isolamento social e boa parte das escolas ainda fechadas, a colaboração dos estudantes ainda pode ser exercida na vida dos colegas. As salas de aula são apenas a referência de onde aprender, porém, o processo de aquisição de conhecimento ultrapassa as paredes das salas. Além disso, é preciso mostrar que é possível aprender fora das salas de aula.
“É preciso que professores e estudantes entendam que na sala de aula existem múltiplo saberes e eles podem agregar valor ao trabalho que será desenvolvido. Os professores devem estimular esses alunos pois eles podem ser aliados na construção da aprendizagem colaborativa. Aqueles estudantes que já possuem conhecimento em determinado conteúdo podem ajudar os colegas com uma linguagem simplificada, fazendo assim com que o assunto que o professor esteja abordando possa alcançar a todos os envolvidos. Além disso, tem o fato de que quem ensina aprende mais uma vez, então incentivar isso é um ótimo caminho”, pontua a pedagoga.
Esse e outros pontos ligados ao tema serão abordados no episódio de hoje do podcast Sala dos Professores. A convidada é a Pedagoga, Doutora e Mestre em Educação e Contemporaneidade Ana Sueli Pinho, que vai debater sobre a “Aprendizagem Colaborativa”. O bate-papo será transmitido ao vivo no YouTube, nessa segunda-feira (27), às 16h. O conteúdo será disponibilizado também no Spotify. Além disso, todos os episódios passados podem ser revistos no canal do Sala dos Professores no Youtube.
Organizado e apresentado pela professora de redação Carol Silveira, em parceria com o Educa Mais Brasil, o podcast foi criado para ser uma representação virtual da Sala dos Professores, local de diálogo entre os docentes e troca de experiência. De forma leve e descontraída, professores de todo o país interagem com os participantes que se apresentam na Sala dos Professores. O programa é transmitido ao vivo semanalmente às segundas-feiras, às 16h, e depois disponibilizado nas plataformas de streaming de áudio.
“Quanto mais a gente conhece outras realidades de professores no Brasil, mais a gente conhece sobre educação porque é o professor que faz essa educação acontecer, argumenta a professora Carol Silveira.
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