Alagoas
Fanut/Ufal realiza pesquisa nacional Sonar sobre sono, alimentação e saúde
Que o bom sono e a boa alimentação interferem na saúde, muitos de nós já sabemos. Mas você sabia que sono e alimentação estão relacionados? E que os horários de comer e dormir podem interferir no seu ritmo biológico e influenciar no seu emagrecimento ou ganho de peso e nas doenças crônicas? Esse é o tema da pesquisa Sonar-Brasil: investigações cronobiológicas do sono, alimentação e nutrição, realizada pelo grupo de pesquisa Cronobiologia, Nutrição e Saúde (Cronus), da Faculdade de Nutrição (Fanut) da Universidade Federal de Alagoas.
Um breve questionário on-line está disponível para que adultos brasileiros, com idade entre 18 e 65 anos e que residem no Brasil, possam avaliar e receber orientações sobre sono, alimentação e estado nutricional. A pesquisa é nacional e pioneira no tema, contribuindo para entendermos melhor os hábitos e a saúde dos brasileiros. Esta é a primeira fase do projeto, que tem quatro etapas no total. Após a coleta de dados, realizada até novembro, as fases seguintes acontecerão nos meses de abril a maio de 2022 (outono), janeiro e fevereiro de 2023 (verão) e julho e agosto de 2023 (inverno).
“As etapas são importantes para captar alterações sazonais, pois, sabe-se que há uma tendência de alteração nos horários de sono e alimentação no transcorrer das quatro estações do ano. Adicionalmente, poder-se-á verificar a incidência de eventos e morbidades e estabelecer relações de causa e efeito entre as variáveis de estudo”, explicou a professora Giovana Longo, coordenadora do projeto.
“Nós sabemos que as relações entre o sono, hábitos alimentares, ganho de peso e ocorrência de doenças crônicas existem, mas também sabemos que essas relações ocorrem de forma bidirecional. Portanto a pesquisa longitudinal se faz necessária em estudos epidemiológicos e contribuem para consensos científicos”, afirmou.
Giovana Longo faz um convite para que todos participem e respondam ao questionário: “É importante que as pessoas tenham consciência de que ao participar de pesquisas científicas estão contribuindo para compreensão dos diversos eventos em saúde. Isso por si só tem uma grande importância porque esses estudos se traduzem posteriormente em orientações mais efetivas para a eles mesmos e toda a população, subsidiando estratégias de promoção da saúde, prevenção e enfrentamento de doenças e agravos nutricionais no contexto clínico (individual) e da saúde coletiva”.
Além de contribuir com a ciência, os participantes da pesquisa recebem por e-mail orientações sobre sono, alimentação e classificação do estado nutricional e poderão participar dos eventos científicos que ocorrerão durante toda a pesquisa. Além disso, o grupo Cronus realiza nos dias 6 e 7 de outubro uma série de lives sobre o tema.
“O 1º Ciclo de webinários Sonar-Brasil tem como propósito debater temas relacionados à Cronobiologia, Nutrição e Saúde e lançar a 1ª etapa da pesquisa nacional. Temos o intuito de manter, de forma contínua, os webinários nos nossos canais do Youtube e Instagram para trazer mais informações à comunidade durante todo o período de execução da pesquisa”, informou a professora.
A transmissão das palestras será pelo Youtube SONAR Brasil. Haverá emissão de certificados aos participantes. Confira a programação e veja como se inscrever aqui.
Cronus
O Grupo Cronus –Cronobiologia, Nutrição e Saúde é formado por pesquisadores da Faculdade de Nutrição da Ufal (@fanut.ufal), que se dedicam aos estudos sobre cronobiologia, com enfoque no sono, na alimentação e na nutrição. E como estes se inter-relacionam e se potencializam mutuamente como causas determinantes do excesso de peso e obesidade e outras doenças crônicas.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte nomeia Jesimiel Pinheiro como secretário adjunto de infraestrutura
-
4
Operação integrada prende organização criminosa em Palmeira dos Índios
-
5USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa