Política
Aprovado projeto de lei de imunização do HPV nas escolas municipais

Aprovado na Câmara Municipal de Maceió o projeto de lei de autoria da vereadora Teca Nelma, que garante a imunização contra o HPV, para crianças e adolescentes, dentro das escolas públicas. “É importante garantir que nossos jovens tenham acesso à informação e sejam vacinados contra o HPV, em especial as meninas, já que o vírus é extremamente danoso à longo prazo e é o grande responsável pelo câncer do colo do útero”, disse Teca Nelma.
O projeto, desenvolvido em conjunto com a Comissão Especial de Apoio à Prevenção e Defesa Dos Direitos da Pessoa com Câncer da OAB Alagoas, foi aprovado por unanimidade entre os vereadores. Além de propor que o município realize ações informativas sobre o vírus, o projeto também institui o dia 25 de março como o dia “D” de Combate ao Câncer do Colo do Útero em Maceió.
A vacina contra o HPV aplicada no Brasil é a quadrivalente, recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com eficácia de 98%. Para as meninas, a vacinação é ainda mais fundamental visto que a infecção persistente do HPV é responsável pelo câncer do colo do útero, terceiro câncer de maior incidência em mulheres brasileiras, depois do de mama e o de pele.
“Esse é um dos únicos cânceres no mundo que pode ser prevenido com a vacina. É uma forma que a gente tem de salvar muitas mulheres. Por isso que, para as meninas, é importante que se imunizem o mais cedo possível e tenham um amplo acesso à informação e seus direitos”, reafirmou Teca Nelma.
Mais lidas
-
1POLÊMICA
Dançarina da equipe de Zezé Di Camargo causa revolta ao chamar comida nordestina de “lavagem”
-
2ASSASSINATO
Empresário Marcelo Dantas é assassinado em Coruripe
-
3PALMEIRA DE LUTO
Luto na Medicina: Morre o cardiologista Dr. José Cícero Cavalcante, referência em Palmeira dos Índios
-
4
Aos 75 anos Ney Mato Grosso posa sem camisa em ensaio ao lado de jovem rapper
-
5FLAGRANTE
Polícia prende dono de bar por tráfico de drogas em Palmeira dos Índios