Alagoas
Sistema Íris moderniza atendimento de vítimas na Casa da Mulher Alagoana
23/07/2021
O Tribunal de Justiça de Alagoas assinou termo de cooperação com a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) de Campo Grande (MS), nesta quinta-feira (22), para que o TJAL possa utilizar o sistema Íris. A ferramenta vai ser utilizada para administrar de forma moderna todo o fluxo de atendimento das mulheres que chegam à Casa da Mulher Alagoana.
O presidente do TJAL, Klever Loureiro, enfatizou a importância da parceria. “O sistema Íris será muito importante para que nós possamos diminuir e inibir a violência contra mulheres. Esse evento é um marco na história de Alagoas do Brasil, com essa cooperação dos nossos amigos de Campo Grande”.
O desembargador Tutmés Airan, coordenador da Coordenadoria Estadual da Mulher do Tribunal de Justiça, afirmou que este é um momento de agradecimento e celebração.
“Agradecemos o presidente Klever Loureiro, que tem dado todo o apoio possível. A iniciativa é absolutamente pertinente e não aconteceria sem o apoio da Presidência do Tribunal. Queria muito fraternalmente agradecer a todo o pessoal de Campo Grande, que está socializando a tecnologia num ato de generosidade”, disse Airan.
O coordenador entende que a utilização do sistema significa colocar a inteligência humana a serviço do combate à violência contra a mulher. “Certamente vamos utilizar essa tecnologia para melhorar o nosso atendimento e evitar que a mulher no atendimento se revitimize”, destacou, referindo-se ao fato de que num segundo atendimento, todo o histórico da vítima já estará no sistema, evitando que ela tenha que recontar e reviver a situação.
“Graças a esse termo de cooperação, nós não precisamos desenvolver o nosso próprio sistema. Ele funciona de uma forma completa, a mulher é acompanhada em cada setor que estiver na Casa, de modo que a gente não precisa perguntar qual o setor que ela está sendo atendida, explicou Érika Lima, coordenadora da Casa da Mulher Alagoana.
Paulo Fernando Garcia Cardoso, diretor-presidente da Agetec, frisou que a Agência sempre procura foca em utilizar a tecnologia para incluir a sociedade, ao invés de afastar as pessoas. “Quando a gente oferece um serviço digital, a gente quer diminuir uma fila, a gente quer que a pessoa tenha acesso ao serviço. A gente sempre pauta nossas ações ouvindo o usuário. E assim foi criado o Íris”.
Também estiveram presentes no evento virtual Elza Maria Verlangieri Loschi, superintendente da Casa da Mulher Brasileira no Mato Grosso do Sul; e Carla Charbel Stepahnini, Subsecretária de Políticas para a Mulher de Campo Grande; entre outras autoridades.
Mais lidas
-
1BULLYING POLÍTICO
Cúpula da prefeitura troca farpas públicas com o vereador-novato Kall Mello
-
2SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Presidente da Câmara de Vereadores retira LDO da pauta e fará requerimentos de prestação de contas à prefeita Luísa Duarte
-
4OPORTUNIDADE
Palmeira terá PSS da Educação; serão ofertadas 20 vagas
-
5PERSEGUIÇÃO
Casal tenta fugir da polícia com R$ 6 mil em drogas e é preso em Arapiraca