Alagoas
Sedetur entrega refrigeradores para cooperativa de frutas em União dos Palmares
O Governo de Alagoas entregou, através do Programa Alagoas Maior, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), refrigeradores que serão utilizados para o armazenamento da produção de polpas de frutas da Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais do Vale do Mundaú (Coopervale), em União dos Palmares.
A solenidade de entrega, que aconteceu nesta sexta-feira (11), na sede da Coopervale, contou com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, e do prefeito de União dos Palmares, Henrique Vilela.
“Os equipamentos que chegam aqui hoje são para incentivar ainda mais a agricultura familiar. O governo do Alagoas entende que é desta forma que se desenvolve as regiões e o estado. Por isso, que há ações que vão da oferta de crédito para pequenos produtores ao desenvolvimento de políticas de estímulo ao crescimento”, pontuou Marcius Beltrão.
Ao receber os freezers, a cooperada Edjane Justino afirmou que os equipamentos são fundamentais para que a Coopervale amplie a comercialização dos produtos.
“Pensamos muitas vezes que a gente ia fechar. Nessa pandemia tudo ficou mais difícil. Mas não fechamos porque recebemos ajuda do Estado e hoje vendemos para prefeitura. Somos gratos, porque é com esse dinheiro que pagamos as contas. São por ações como essas de hoje que podemos continuar trabalhando”, afirmou Edjane.
A Coopervale é formada por 52 cooperados, que trabalham com frutas in natura -laranja lima, maracujá, abacaxi, além do beneficiamento de polpas de frutas de acerola, graviola, manga, maracujá, coco, caju, cajá, goiaba, pitanga, abacaxi e açaí. O trabalho da Cooperativa impacta, em média, 260 pessoas.
O Alagoas Maior
Coordenado pela Sedetur, em parceria com o Sebrae Alagoas, o programa Alagoas Maior atua prioritariamente em três regiões do estado – Serrana dos Quilombos, Agreste, Sertão – e abrange cinco atividades produtivas em 46 municípios, com foco na melhoria do produto de cada negócio, desde a produção até a embalagem encontrada nas prateleiras, promovendo uma série de consultorias e capacitações.
As ações do Alagoas Maior são desenvolvidas em 30 grupos coletivos (entre associações e cooperativas), impactando diretamente 2.180 empreendedores e indiretamente cerca de 10.900 pessoas.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
3EDUCAÇÃO
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
4FUTEBOL
West Ham quer vender ex-Palmeiras sete meses após pagar R$ 132 milhões, diz jornal
-
5VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos