Brasil
Indústria de games cresce na pandemia e movimenta a economia


O mercado de games foi um dos que cresceu durante a pandemia. Autor: tianya1223 / Fonte: Pixabay.com
Jogar videogame é paixão de uns e profissão de outros. E se antes era motivo de preocupação, principalmente dos pais que viam os filhos passando tempo demais em casa e em frente ao computador, agora o cenário é outro.
Por conta das restrições da pandemia, em especial a necessidade de manter o distanciamento social e evitar aglomerações, jogar videogame se tornou não apenas uma boa opção de entretenimento, mas ganhou adeptos, incluindo aí os pais.
Até o MEC resolveu investir no videogame como uma ferramenta para a alfabetização. Assim, se por um lado as restrições da pandemia causaram transtornos e afetaram bruscamente a economia mundial, por outro alguns setores faturaram. É o caso da indústria de games eletrônicos.
De acordo com a Nielsen Games, uma das gigantes do segmento, o mercado de games cresceu cerca de 12% no ano passado, movimentando cerca de US$ 11 bilhões de dólares. E as previsões são a de que os lucros devem continuar aumentando em 2021.
Alguns números que refletem esse aquecimento na economia são provenientes das gigantes do setor de eletrônicos. A Sony, por exemplo, aumentou os lucros em quase 150% apenas na área de games. Para se ter uma ideia, entre abril e junho de 2020, a empresa vendeu 91 milhões de jogos para PlayStation 4, um incremento de mais de 80% se comparado a 2019.
Já na Microsoft, o faturamento de consoles e jogos cresceu 65% em 2020. E a Nintendo chegou a vender 12 milhões de cópias do blockbuster “Animal Crossing: New Horizons” em apenas 10 dias.
Amplo alcance
Acompanhando as previsões de aumento dos lucros da indústria de games em 2021, até Google, Amazon e Apple lançaram, recentemente, novas plataformas voltadas para esse mercado
Com o crescimento do consumo de videogames, todo o mercado que atua em torno desse segmento também acabou se beneficiando, gerando lucro nas vendas e até aumentando as oportunidades de emprego.
PCs, notebooks e consoles ajudaram o setor de vendas a se aquecer e também cresceu o faturamento do mercado de produtos periféricos, como teclados e fones de ouvido, que são essenciais para todo jogador.
Um exemplo disso é a disparada nas vendas de cadeiras específicas para quem passa horas e horas jogando, do mouse vertical que diminui as dores no punho e do mouse pad gamer, que por ter mais espaço garante maior rapidez e precisão para o jogador
Mais lidas
-
1FOLHA INCHADA
Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios escancara descontrole: contratados e comissionados superam em mais de cinco vezes os efetivos
-
2ADEUS AO MESTRE CHICO POTIGUAR
Morre aos 84 anos o professor Francisco Vieira Barros, referência da Matemática e da educação em Palmeira dos Índios e Alagoas
-
3LOTERIAS
Aposta de São Paulo acerta a Mega-Sena e leva prêmio de R$ 2,7 milhões
-
4RÚSSIA
A zona tampão na fronteira com Ucrânia é necessária devido aos ataques ucranianos contra civis, afirma Putin
-
5ACABOU A SINECURA
Folha paralela da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios: MP firma TAC e dá prazo para exoneração em massa; veja a lista