Economia
Consumo Aparente de bens industriais sobe 2,3% em novembro ante outubro, diz Ipea
O Indicador Ipea de Consumo Aparente de Bens Industriais registrou crescimento de 2,3% em novembro ante outubro, informou nesta terça-feira, 12, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Na comparação com novembro de 2019, a alta também foi de 2,3%. O trimestre móvel encerrado em novembro avançou 12,4% sobre o trimestre móvel imediatamente anterior.
O indicador mede a demanda interna por bens industriais, por meio da produção industrial interna não exportada, acrescida das importações. Segundo o Ipea, a produção nacional caiu 0,5% ante outubro, enquanto a importação de bens industriais saltou 20,2%.
No desagregado por categorias econômicas, houve desempenho positivo generalizado na passagem de outubro para novembro. A demanda por bens de capital registrou alta de 8,9%, enquanto os bens duráveis cresceram 5,7%. “Na comparação interanual, o resultado foi similar, com todos os segmentos apresentando variação positiva contra novembro do ano passado”, diz o relatório divulgado pelo Ipea.
No desagregado por atividades industriais, 16 dos 22 segmentos analisados apresentaram melhora, com destaque para “outros equipamentos de transporte” e “borracha e plástico”, com altas de 15,8% e 11,8%, respectivamente, em novembro ante outubro.
Na comparação interanual, 15 dos 22 segmentos registraram crescimento ante novembro de 2019. “Entre os relevantes, os segmentos químicos e aparelhos elétricos foram os destaques positivos, ambos com altas de 17,1%”, diz o relatório do Ipea.
Autor: Vinicius Neder
Copyright © 2021 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1MÚSICA
Edson e Hudson lançam álbum com clássicos sertanejos
-
2SAÚDE DE PALMEIRA
Acompanhantes denunciam falta de estrutura e problemas na UPA de Palmeira dos Índios
-
3ACIDENTE
Casal morre em colisão entre moto e caminhão em Maceió
-
4POLÊMICA
Famosos se Revoltam com Piada de Léo Lins sobre Câncer de Preta Gil
-
5CLIMA
São Paulo tem aumento gradual na temperatura após recorde de frio