Economia
Primeiro ciclo do sandbox regulatório está previsto para 2021, diz BC

O Banco Central informou nesta segunda-feira, 26, por meio de nota, que o primeiro ciclo de projetos do sandbox regulatório (caixa de areia regulatória) está previsto para 2021. A instituição divulgou nesta segunda a regulamentação do sandbox e, a partir de agora, prepara-se para estabelecer as normas para o primeiro ciclo do projeto.
O sandbox é um ambiente em que entidades serão autorizadas pelo BC para testar, por período determinado, um projeto inovador na área financeira ou de pagamentos. Neste período, será observado “um conjunto específico de disposições regulamentares que amparam a realização controlada e delimitada de suas atividades”, registrou o BC na nota.
Conforme a autarquia, “durante o período de testes, as empresas ficam sujeitas a requisitos regulatórios e monitoramento diferenciados”. “Ao mesmo tempo, o Banco Central terá acesso aos resultados obtidos e avaliará os riscos associados aos novos produtos.”
O Banco Central afirmou que, “caso exista algum problema, a inovação pode ser limitada ou mesmo proibida”. “Por outro lado, se a experiência for bem sucedida, a comercialização em larga escala pode ser liberada.”
O objetivo do BC com o sandbox é permitir o surgimento e o desenvolvimento de modelos de negócios inovadores, “que gerem ganhos de eficiência, atinjam um público mais amplo e tragam mais competição aos sistemas financeiro e de pagamento no País, além de preservar a segurança e a eficiência desses sistemas”.
Às 14h30, o BC concederá entrevista coletiva sobre a regulamentação.
Autor: Fabrício de Castro
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
2COMUNICAÇÃO
Clevânio Henrique lança projeto independente e deixa NN FM após dois anos; Microfone Aberto é transmitido por 4 emissoras em Arapiraca, Palmeira e Santana
-
3PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.
-
4AVAL DA BANCADA DO CONFEITO
Prefeitura e Câmara de Palmeira ignoram Justiça e trocam terras da União avaliadas em R$1 milhão; FUNAI já acionou a assessoria jurídica sobre a permuta escandalosa
-
5ELEIÇÕES 2016
Antonio Albuquerque rejeita federação entre MDB e Republicanos e alerta para riscos à atuação política em Alagoas