Brasil
CNMP pune Deltan Dallagnol por tuítes contra Renan Calheiros
A Coluna Radar, da revista Veja, publicou que o CNMP aprovou nesta terça, por 9 votos a 1 voto, a aplicação de pena de censura contra o procurador Deltan Dallagnol por sua atuação nas redes sociais durante a eleição para a presidência do Senado, em fevereiro de 2019. A punição de censura cria dificuldades para que Deltan avance internamente na carreira, a partir de promoções, por exemplo.
O colegiado puniu o ex-chefe da Lava-Jato no procedimento aberto a pedido do senador Renan Calheiros, que alegou ter o procurador usurpado as funções de integrante do MPF para tentar interferir na ele na eleição interna do Senado.
Os integrantes do CNMP seguiram o voto do relator do processo, o conselheiro Otavio Rodrigues, que entendeu que “um membro do MPF” interferiu no processo eleitoral do Senado.
“(Deltan) sentiu-se no direito de interferir nas eleições pra presidente do Senado. Não eram meras manifestações de apreço ou desapreço. Ele foi além: incentivou uma campanha contra o sistema de votação”, disse Otávio.
Mais lidas
-
1DEFESA
Análise: Índia tem equipamentos mais eficientes do que caças Tejas Mk1A a oferecer ao Brasil
-
2FIM DE PAPO
CNJ divulga resultado final do concurso de cartórios em Alagoas
-
3OSCAR DO RÁDIO
Nova edição do Prêmio Radialista Odete Pacheco homenageia grandes comunicadores de Alagoas
-
4DEBATE
Terceira Guerra Mundial à vista?
-
5
Yuan Pro é a aposta da BYD para atrair o público jovem