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Projeto incentiva alimentação saudável para alunos na quarentena
Uma boa alimentação é essencial para o desenvolvimento do estudante e do aprendizado, fora e dentro de sala de aula. Merendeiras do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) José Madltton Vitor Da Silva, localizado no Benedito Bentes, estão ensinando as receitas preferidas pelos alunos, por meio de vídeos.
As receitas são variadas e levam verduras e tubérculos na composição. Tudo para que os estudantes mantenham a variedade de nutrientes. Sendo comum e saboroso ao paladar dos alunos, o intuito é de que as crianças sigam com uma alimentação rica e diversificada.
Alinne da Silva, uma das merendeiras envolvidas no projeto, explica que as receitas são normalmente as que os estudantes têm preferência e identificação. Além disso, a fácil reprodução é um fator priorizado na elaboração. “Eu tento ensinar as receitas de forma bem simples e didática, para que os pais possam reproduzi-las e introduzir na alimentação dos alunos dentro de casa”, detalha.
Além dos ingredientes, da facilidade de reprodução em casa e da riqueza vegetal, a o tipo de alimento é pensado para que sejam consumidos por todos, sem que haja restrições alimentares, como intolerâncias, por exemplo.
A merendeira Lidyane Oliveira, que faz parte do projeto com as produções visuais e elaboração do cardápio, fala do cuidado na hora de pensar os alimentos. “Temos crianças que são intolerantes à lactose, são pensadas receitas para eles, como por exemplo, bolos que possuem zero lactose e poucos ingredientes, que sejam de fácil acesso e baixo custo”, disse.
Lidyane também comenta a respeito da receptividade dos pais e dos alunos. “Segundo a opinião dos pais que falam conosco, a receptividade é muito boa, eles estão gostando da alimentação sugerida. Utilizamos as receitas do Nutribook, que trazem as práticas saudáveis da Associação Brasileira de Nutrição e está sendo satisfatório”, concluiu.
A iniciativa é mais uma ação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para manter a interação entre alunos e os profissionais, além da aproximação dos estudantes com o ambiente escolar durante o período de isolamento social.
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